close

Ambiente global favorece crescimento do Brasil

Análise dos economistas do Banco Safra aponta tendências que ajudarão a dar continuidade à recuperação

Porto do Rio de Janeiro

Normalização do comércio mundial após pandemia é um dos fatores que favorecem o país / Foto: Getty Images

Apesar dos riscos de curto prazo apresentados pela pandemia de covid-19, o ambiente econômico internacional ainda é favorável para 2021, na avaliação do time de macroeconomia do Banco Safra.

De acordo com os especialistas, o cenário internacional no próximo ano deverá contribuir para a continuidade do processo de recuperação da economia brasileira observado na segunda metade de 2020.

Segundo a análise, o ano de 2021 deve ser marcado por uma mudança na composição do crescimento, com expansão mais forte do setor de serviços, favorecendo a retomada do emprego e do consumo, especialmente no segundo semestre.

A esperada normalização das correntes de comércio internacional também deve favorecer a continuidade da retomada econômica, revertendo as diversas restrições implementadas por razões de saúde em 2020.

É o caso, por exemplo, das recentes restrições entre o Reino Unido e a Europa continental, decorrentes da incidência de casos de covid-19, e que deverão se extinguir já no início do ano que vem.

Não faltará vacina no mercado internacional

Os economistas citam dados compilados pela agência de notícias Bloomberg mostrando que a maioria dos países desenvolvidos fez acordos prévios de compra de doses de vacina em quantidades suficientes para toda a sua população.

Isso leva à conclusão de que não é provável que haja problema de oferta de vacinas ao longo de 2021, mesmo considerando que algumas das vacinas em testes possam falhar na capacidade de imunização.

A segunda onda de covid-19 que afeta alguns países no momento não deve ter o mesmo impacto econômico que a primeira onda, e as vacinas devem ter papel cada vez mais relevante no desempenho das economias ao longo de 2021.

Para os analistas do Safra, a dinâmica da segunda onda parece estar refletindo a expectativa da vacinação nos próximos meses, além de uma melhor avaliação do risco causado pela pandemia.

Segundo as metas anunciadas pelos diversos países, a probabilidade é de que mais da metade da população estará vacinada nos países desenvolvidos na metade de 2021, chegando perto do nível da imunização de rebanho estimado pela Organização Mundial de Saúde: 60%.

Considerando esse conjunto de fatores globais, os economistas do Banco Safra apostam em um cenário favorável para a economia do Brasil no novo ano. Leia a íntegra da análise do Safra para a economia brasileira em 2021.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra