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25 cuidados simples para proteger sua conta bancária

Para evitar golpes financeiros cada vez mais comuns, a Federação Brasileira de Bancos criou uma cartilha com lista de cuidados

O banco não pede a senha da sua conta por telefone, mas um fraudador sim, diz a campanha do governo de Dubai | Foto: Getty Images

O seu banco nunca vai te pedir a senha da sua conta bancária por telefone, mas um fraudador costuma fazer isso. Os golpistas utilizam as mais variadas artimanhas par enganar as pessoas, por isso é preciso estar atento sobre como evitar os golpes financeiros.

No período de quarentena, as instituições financeiras registraram aumento de 80% nas tentativas de ataques de golpes via phishing – mensagens que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos.

O golpe do falso motoboy enviado pelo banco para buscar o cartão teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Já os golpes do falso funcionário e falsas centrais telefônica cresceram 70%.

Os golpes financeiros são cada vez mais comuns não só no Brasil, mas no mundo todo. Em Dubai, o governo lançou uma campanha para conscientizar as pessoas sobre os riscos de fornecer informações pessoais pela internet ou mensagens na internet (veja o vídeo).

Guia de prevenção contra golpes financeiros

No Brasil, a Federação Brasileira de Bancos lançou uma cartilha que explica como se prevenir de fraudes, que geram prejuízos financeiros e dão muita dor de cabeça ao consumidor.

Segurança é uma preocupação permanente dos bancos, que investem R$ 2 bilhões em segurança da informação para evitar fraudes.

25 dicas para para proteger sua conta:

No home office

1- Altere credenciais de fábrica definidas pelo fabricante no wifi para uma conexão mais segura

2- Faça as atualizações em seus equipamentos recomendadas pelo fabricante e use um antivírus

3- Evite a utilização de soluções de serviços de VPN gratuitas e redes de wifi públicas

Senha e autenticação

4- Troque todas as suas senhas periodicamente (por exemplo: a cada 2 meses, ou sempre que houver suspeita de que sua senha foi comprometida)

5- Não compartilhe senhas

6- Não utilize a mesma senha para mais de um serviço

7- Evite salvar senhas em cadernos, arquivos, no celular ou navegador

8- Crie senhas complexas, com letras, números e caracteres especiais

9- Use sempre a autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas) que inclui uma segunda camada de autenticação para garantir o acesso

10- Configure uma senha para acessar seu smartphone: não use PIN ou padrão de desenho. Se o seu dispositivo permite biometria ou reconhecimento facial, melhor ainda

Phishing

11- Desconfie de promoções imperdíveis. Mesmo que o remetente seja conhecido, ao abrir um anexo, verifique se há avisos sobre extensões que precisam ser ativadas

12- Oriente-se para identificar um e-mail de Phishing: o nome no endereço “De:” corresponde ao endereço de e-mail?, o texto está bem escrito ou contém erros ortográficos e gramaticais?, o logotipo está desfocado ou deformado?, está solicitando informações pessoais ou confidenciais?, há um senso de urgência na mensagem?, o endereço da página da internet é incomum? Se o tipo de arquivo parecer estranho, não abra

13- Cuidado com mensagens de SMS (não clique em links, não forneça dados pessoais ou senhas)

14- Cuidado com mensagens recebidas via WhatsApp ou Telegram (elas também podem ser maliciosas)

15- Não clique em links desconhecidos

16- Em tempos de pandemia, tome cuidado ao participar de ações solidárias transmitidas nas redes, mesmo que recebidas de pessoas conhecidas (existem sites e mensagens para captura de dados pessoais que induzem pessoas a compartilharem o phishing para ganharem produtos/serviços gratuitamente)

Redes sociais e privacidade

17- Evite expor informações pessoais, financeiras e corporativas nas redes sociais

18- Evite expor exageradamente informações que possam passar a impressão de ostentação

19- Configure a privacidade das suas postagens

20 – Nunca coloque suas informações pessoais em formulários de promoções sem verificar no site oficial da empresa a legitimidade da companhia

Segurança do Pix

21- Os cuidados que o cliente deverá adotar na hora de realizar uma transação através do PIX deverão ser os mesmos que adota ao fazer qualquer transação financeira. Portanto, sempre confira os dados do recebedor da transação Pix

22- Os aplicativos móveis dos bancos devem ser instalados a partir das lojas oficiais da Apple (Apple Store) e do Google (Play Store)

23- Cuidado com os e-mails ou mensagens de WhatsApp sobre convites de pré-cadastro do Pix. Na dúvida, não passe nenhuma informação

24- Cuidado com ligações de “supostos funcionários” de bancos oferecendo o cadastramento do Pix ou mesmo oferecendo um serviço de atualização via conexão remota com o argumento de atualizar ou fazer um teste. Na dúvida, desligue e entre em contato com seu gerente

25- Não faça transferência ou realize transações para supostamente fazer um teste na sua chave Pix. Isso não existe!

Orientações da Febraban para identificar golpes e evitar prejuízos

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