close

A experiência de mulheres assessoras de investimento do Safra Invest

Com muita dedicação e garra, elas se destacam no mercado financeiro, um universo cada vez mais partilhado por homens e mulheres

Safra mulheres

Magda Betoni, da Matriz Capital Vitória: mulheres conquistam espaço como assessoras de investimento | Foto: Divulgação

O mercado financeiro sempre foi um universo predominantemente masculino. Ao longo dos tempos, contudo, essa realidade está mudando. De acordo com o relatório Perfil do Investidor, produzido pela B3, entre 2018 e 2020, o número de mulheres que investiram na Bolsa de valores saltou de 175 mil para 809 mil no período.

Já o levantamento “Female Founders Report 2021”, produzido pelo Distrito Dataminer em parceria com a B2Mamy e a Endeavor, mostra que ainda existe um longo caminho, pois somente 4,7% das startups brasileiras foram fundadas unicamente por mulheres. Números como esses mostram que as mulheres têm conquistado espaço de forma crescente e ressaltam o aumento da representatividade feminina.

Saiba mais

Para mostrar as conquistas, oportunidades e desafios que as mulheres ainda têm pela frente, conversamos com três assessoras de investimentos que decidiram empreender e hoje trabalham em escritórios credenciados pelo Safra Invest (plataforma do Banco Safra que possibilita oferecer produtos de investimentos e serviços financeiros para clientes dos escritórios). Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, trazemos esses depoimentos, fontes de muita inspiração para que outras mulheres também se animem em empreender no segmento financeiro.

Magda Betoni, 42 anos, divorciada, dois filhos, é a única sócia mulher da Matriz Capital Vitória (escritório vencedor do Safra Invest Awards 2021 na categoria melhor escritório Private). A Matriz Capital é um escritório de investimento com vários sócios, sede em São Paulo e filiais em Vitória e Salvador.

Magda tem carreira sólida com mais de 20 anos no mercado financeiro. Ela conta que sempre sofreu assédio por ser mulher e estar sempre na liderança. Chegou ao ponto de ouvir de alguns chefes recomendações sobre o que vestir. Após esse e tantos outros episódios decidiu dizer ‘não’ e impor limites aos comentários e comportamentos desse tipo. Como sempre gostou e se destacou no mercado financeiro, optou por ouvir os colegas e amigos que já trabalhavam em escritórios e empreender no segmento de assessoria financeira para a alta renda.

Ela ressalta que, para crescer profissionalmente, a mulher precisa superar muitos obstáculos. “As oportunidades que temos não são as mesmas de um homem, assim como as responsabilidades em conciliar vidas pessoal e profissional”, comenta Magda. “Não é sobre concorrer com homens, é sobre termos condições e oportunidades iguais. Mas sabemos que um longo caminho já foi percorrido e que, em breve, essa distância será ainda mais encurtada”, afirma Magda.

Outro exemplo de empreendedora de destaque é Fabíola Cagnani, sócia da Ökus Capital, com sede em Poços de Caldas e com mais nove filiais pelo Brasil. A empresa possui seis sócios, sendo duas mulheres. Casada, 42 anos, com duas filhas, trabalhou em dois grandes bancos privados. Já era cliente Ökus e então decidiu empreender e se tornar sócia quando o escritório se associou ao Safra Invest.

Com uma equipe de seis mulheres, Fabíola tem muito orgulho da profissão de assessora de investimentos e gosta de ser um exemplo para seu time. “Somos 24 por 7, temos facilidade de ser 360 graus, multitarefa, fazemos várias coisas ao mesmo tempo, com muito foco e atenção”, reforça.

Fabíola, sócia do escritório Ökus Capital, de Poços de Caldas | Foto: Divulgação

Na sua análise, a profissão de assessor de investimentos permite levar educação financeira às pessoas “e fazemos a diferença na vida dos clientes”. Sobre o aumento da contratação e da procura das mulheres para essa função, ela afirma que as mulheres são mais atentas e cuidadosas.

Camila Guerino, sócia da Direct Capital, não teve uma infância fácil. De família humilde, teve que lutar desde cedo para conquistar seu espaço. Ela lembra que, além das barreiras de sua origem, por ser mulher teve de fazer e mostrar mais. “Na minha criação sempre aprendi que a mulher deve trabalhar em pé de igualdade com os homens. Comecei cedo e sempre busquei novos horizontes.”

Após uma carreira meteórica e brilhante em um banco espanhol, ela decidiu empreender e hoje é sócia majoritária do Direct Capital, escritório com sede em São Paulo e com menos de um ano de vida. “Mulher é forte, determinada e resiliente”, pontua.

Camila, sócia majoritária da Direct Capital após carreira meteórica em banco | Foto: Divulgação

Com 32 anos, casada e mãe, sempre teve o incentivo da família e dos amigos para essa mudança. “Acredito que a mulher tem uma capacidade maior de enxergar o todo, de conectar tudo”, reforça. Para aquelas que estão começando, ela aproveita para mandar uma mensagem: “A persistência da mulher faz com que caminhemos para a frente, com a certeza de que, no final, tudo dará certo. Não desistam de seus sonhos e acreditem no seu feeling. Nunca duvide de você”, finaliza Camila.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra