close

Aberto da Austrália: Bia Haddad passa para as quartas de final de duplas

Tenista é a primeira brasileira a passar para essa fase do torneio desde Maria Esther Bueno, em 1960

A tenista Bia Haddad

Bia Haddad coloca o Brasil pela primeira vez nas quartas do Grand Slam no feminino de duplas da Era Aberta do tênis | Foto: Divulgação

A tenista Beatriz Haddad, que joga duplas com Ana Danilina, de Cazaquistão, venceu a espanhola Aliona Bolsova e a norueguesa Ulrikke Eikeri por 2 a 1 no Aberto da Austrália. Com a vitória no domingo, 23, a brasileira passou para as quartas de final do primeiro Grand Slam do ano.

É a primeira vez que o Brasil passa para a etapa finalista na chamada Era Aberta do tênis feminino, que envolve a participação de atletas profissionais.

Antes de Bia Haddad, apenas Maria Esther Bueno avançou até a final de duplas, ganhando o Aberto da Austrália em 1960. A Era Aberta teve início em 1968.

O próximo jogo valerá vaga nas semifinais do torneio e será contra a dupla formada pela sueca Rebecca Petterson e pela russa Anastasia Potapova. Data e horário da disputa ainda serão confirmados nesta segunda, 24, pela organização do Astralian Open 2022.

Bia Haddad recupera posição depois de mais de um ano de afastamento

Bia Haddad vem recuperando desempenho desde o ano passado, quando voltou ao Top 100 da WTA (Associação de Tênis Feminino) em outubro.

O retorno ao Top 100 confirmou a recuperação da tenista, que ficou afastada das quadras por mais de um ano: sendo dez meses por suspensão ao ser pega no exame de doping, outros três por causa da pandemia de covid-19 e ainda 90 dias pelo diagnóstico de um tumor na mão esquerda, com que joga.

Este ano, nas oitavas de final do Aberto da Austrália, Bia já havia alcançado o melhor desempenho de uma mulher brasileira na competição. Cláudia Monteiro foi duas vezes às oitavas em duplas, em 1982 e 1983, assim como Luísa Stefani, em 2020 e 2021.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra