close

Ação da Hapvida tem potencial a longo prazo

A Hapvida atua no setor de saúde suplementar e tem rating de compra para suas ações, com preço-alvo de R$ 9

Fachada de prédio do Hapvida, cuja ação teve desvalorização de quase 50% em 2022

Em relatório sobre os papéis do Hapvida, o Banco Safra destaca um risco/recompensa atraente para o investimento | Foto: Divulgação

Mesmo passando por desvalorização de quase 50% neste ano, a ação do Sistema Hapvida (HAPV3) oferece um bom potencial aos investidores que miram o longo prazo.

Em relatório sobre os papéis da companhia, o Banco Safra destaca uma relação risco-recompensa atraente para o investimento (-70% do pico do preço).

Saiba mais

O banco manteve a classificação de compra para a ação do Hapvida, com preço-alvo (potencial) R$ 9 por ação. A análise do Safra sobre a companhia leva em consideração estimativas mais conservadoras de crescimento e margens, à medida que “observamos um primeiro trimestre de 2022 mais fraco do que o esperado e reavaliamos o cenário a curto prazo para a empresa”.

Nos últimos meses, a queda da companhia na Bolsa reflete um cenário macroeconômico mais desafiador, com aumento do custo de capital, tanto no Brasil quanto no exterior. A concorrência se apresenta como um grande desafio para o Hapvida e o crescimento orgânico de clientes pode desacelerar no futuro.

O Safra acredita que o pior cenário para a empresa já passou e apenas o curto prazo ainda deva ser mais volátil para o preço das ações.

A taxa interna de retorno (TIR) estimada para a ação do Hapvida é de 26%, comprando ao preço atual e vendendo em um múltiplo de saída de 20x P/E a termo de 12 meses até o final de 2024.

Abra sua conta

Desafios

Na análise, o Safra aponta que grandes players como Bradesco e SulAmérica passaram a ter portfólios de produtos mais bem preparados para competir com concorrentes verticalmente integrados.

Além disso, os aumentos anormalmente baixos do ticket médio dos últimos dois anos (covid-19 e relacionados) exerceram uma pressão relevante sobre o índice de sinistralidade.

O Safra acredita que este é um problema fácil de resolver, uma vez que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou reajustes de até 15% nos preços dos planos.

Porém, o Safra pondera que este é um processo que deve demorar alguns trimestres antes de ter um impacto direto nos resultados.

A íntegra da análise do Safra para a ação do Hapvida pode ser conferida neste link.

Vale a pena investir na ação do Hapvida?

  1. Controle rígido sobre as despesas e a abordagem da 'jornada do paciente' ajudam o Hapvida a trabalhar na prevenção de doenças e condições e diminuir custos;
  2. Fusões e aquisições podem representar uma oportunidade adicional.

Quais são os principais riscos da ação do Hapvida?

  1. Impacto maior que o esperado da pandemia de Covid-19;
  2. Desafios acima do esperado e atrasos na integração de aquisições recentes;
  3. Índice de sinistralidade acima das expectativas, especialmente para as carteiras individuais.

Sobre o Hapvida

O Sistema Hapvida é uma holding constituída na forma de sociedade por ações com sede em Fortaleza, Ceará.

A companhia obteve o registro de empresa de capital aberto em 20 de abril de 2018 e iniciou as negociações de suas ações no segmento especial Novo Mercado.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra