Ações da Lojas Americanas têm compra recomendada
Com aquisição da Uni.co esta semana a varejista consolida o e-commerce e as operações físicas, mirando o pós-pandemia
22/04/2021O anúncio, esta semana, da compra de 70% da Uni.co pela Lojas Americanas reforça a recomendação do Banco Safra para a compra das ações (LAME4) da empresa na bolsa.
Com aquisição, a varejista consolida o e-commerce e as operações físicas, mirando o pós-pandemia.
Análise do Banco Safra fixa em R$ 34 o preço potencial para cada ação da empresa.
Com a aquisição, LAME4 faz a primeira grande fusão ou aquisição (M&A) de um varejista físico desde sua oferta de R$ 7,9 bilhões em 2020.
A Uni.co foi adquirida por um valor não revelado. No entanto, o Safra espera ver uma ação de mercado positiva para as ações da empresa conforme a Uni.co cria novos caminhos de crescimento.
Um novo ciclo de consolidação
A aquisição também mostra a força dos grandes players do varejo que, depois de capitalizados e ganhando “market share” ao longo de 2020.
As varejistas devem continuar sua intensa sequência de fusões e aquisições, adquirindo a operação da varejo físico impactada pela covid-19.
A Lojas Americanas arrecadou R$ 7,87 bilhões em julho de 2020.
Além da forte sequência de fusões e aquisições da Magalu (MGLU3, compra, preço-alvo de R$ 32/ação), a Arezzo (ARZZ3, sem rating) anunciou uma oferta de aquisição da Cia. Hering (HGTX3, sem classificação).
A Lojas Renner (LREN3, compra, preço-alvo de R$51/ação) anunciou uma oferta complementar de R$ 6 bilhões para aproveitar as oportunidades orgânicas e inorgânicas potenciais para acelerar o lançamento de sua plataforma de ecossistema ominichannel e transformação digital.
Quem é a Uni.co
A Uni.Co. é líder no segmento de “design divertido”, lançando mais de 4.000 produtos inovadores anualmente para seus mais de 1,8 milhões de clientes. O grupo atua no modelo de franquia, com 2.800 clientes multimarcas e canais digitais e 440 franquias.
Em dezembro de 2020, a Uni.co planejava fazer seu IPO, porém, após o cenário macro, procurou a Lojas Americanas para um potencial negócio de M&A.
De acordo com o prospecto, a receita líquida da Uni.co atingiu R$ 268,9 milhões em 2019, com margem bruta de 48% e Ebitda de R$ 18,2 milhões (margem de 6,8%).
Em relação às suas marcas, a Puket é uma empresa de moda focada em pijamas e meias, expandindo-se para novas categorias como acessórios e moda praia , com 172 lojas.
A Imaginarium atua no mercado de presentes e design criativo, liderando a inovação da empresa com 495 produtos lançados em 2020 e tem 219 lojas.
A MinD é uma empresa online que atua no segmento de decoração, com produtos modernos e aconchegantes.
Negócio em linha com plano de expansão
A avaliação do Safra é que a aquisição da Uni.co pela Lojas Americanas está em linha com o plano de expandir suas categorias e fortalecer seu ecossistema, trazendo negócios complementares, que devem atender sua cadeia de suprimentos.
Com a aquisição, a empresa manterá as marcas adquiridas, bem como seu sistema de franquias, marcando a entrada da empresa neste segmento.
Sobre a Lojas Americanas
A companhia oferece uma plataforma física e digital, com variadas marcas.
A plataforma física conta com cinco formatos de lojas: Tradicionais, Express, Conveniência, Digital e Ame Go.
A complementariedade no portfolio de lojas permite endereçar as diferentes jornadas do consumidor e estar presente em múltiplas localidades.
Já a plataforma digital foi constituída com a criação da B2W Digital, que é líder em e-commerce na América Latina. A Lojas Americanas é a acionista controladora da B2W Digital, com participação de 61% em BTOW3.
Entre as marcas estão a Americanas.com, a maior loja online brasileira, o Submarino, referência em livros, games, tecnologia e entretenimento, e Shoptime, especializado na demonstração de produtos ao vivo.
Já a Ame é a fintech e plataforma mobile de negócios (produtos financeiros e serviços diversos) do grupo. Listada na B3, as ações da Lojas Americanas são negociadas com o ticker LAME4.