Companhias aéreas já superam resultados de antes da pandemia
Latam e Azul já superam o desempenho anterior à pandemia, e a Gol também cresce, mas ainda abaixo dos patamares de 2019
11/02/2022As companhias aéreas Latam e Azul tiveram bom desempenho em janeiro e conseguiram superar o nível pré-pandemia na oferta de voos. A Gol vem se recuperando de modo mais gradual, dado seu modelo de negócios em que utiliza frota única da Boeing, cujo modelo da aeronave é maior.
A demanda de passageiros na Latam cresceu 3,6% na comparação com janeiro de 2019, bem antes do início da pandemia. Para fevereiro, a expectativa é a recuperação de até 97% da sua oferta de voo doméstico frente a fevereiro de 2019.
Saiba mais
- Safra Report: como montar a carteira de investimentos em fevereiro
- Galeão é devolvido e irá a leilão com o Santos Dumont
- Entenda o aumento de juros planejado pelo Fed nos EUA
A Azul, cuja aposta é na aviação regional, apresentou aumento de 26,3% na demanda de passageiros na comparação com jan/19. Na comparação com o mesmo período em 2021, o aumento foi de 11,6% na demanda.
A Gol também mostrou aumento na demanda de passageiros frente a 2021 (+21,5%), contudo encontra-se abaixo dos patamares de 2019 (-10,5%).
Avanço da vacinação melhora resultados das aéreas nas viagens internacionais
O desafio da Gol é encher seus aviões maiores em um momento de crise, mas conseguiu manter o nível de ocupação acima de 80%.
Enquanto observamos melhora na oferta de voos no mercado doméstico, no cenário internacional as companhias enfrentam problemas como fronteiras fechadas ou turistas mais receosos de viajar. A retomada dos voos para destinos internacionais deverá ter melhora em 2022 com o avanço da vacinação.