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Aeroporto de Guarulhos terá conexão com trem da CPTM

Sistema automático de transporte de passageiros fará a conexão do aeroporto com a malha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Trem da CPTM

Sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, e o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos | Foto: Divulgação

O governo federal assinou nesta quarta-feira, 8, um aditivo com a concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos (SP) que visa conectar os terminais de passageiros do local à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A responsabilidade pela construção e operação do chamado automated People Mover será do GRU Airport, que opera o aeroporto. A previsão é que as obras comecem em janeiro e durem dois anos.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o transporte é 100% automatizado e prevê R$ 271,7 milhões de investimento.

Atualmente, esse acesso aos terminais é feito pelo modal rodoviário. A estação ferroviária mais próxima é a Estação Aeroporto da Linha 13-Jade, localizada no limite do sítio aeroportuário. O transporte até os terminais de passageiros de Guarulhos precisa ser feito nos ônibus oferecidos pela concessionária.

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“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em nota divulgada pela pasta.

Com o People Mover, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. Como o sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos, de acordo com o governo.

Segundo o ministério, o modelo é baseado na tecnologia Aeromóvel, meio de transporte automatizado em via elevada exclusiva e segregada, que usa propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados.

O formato resulta em baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves e esbeltas. Ele utiliza rodas e trilhos de aço, e sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos. (AE)

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