close

Amazon é multada em 1,1 bilhão de euros na Itália

Gigante de tecnologia é acusada de abusar de sua posição para forçar vendedores a usarem seu serviço de logística

Fachada da Amazon Fulfillment, serviço de logística da empresa, que foi multada na Itália

Amazon oferece benefícios a vendedores que pagam para utilizar o serviço de logística Fulfilment by Amazon (FBA), o que estaria prejudicando outros operadores logísticos | Foto: Divulgação

A gigante de tecnologia Amazon foi multada em 1,1 bilhão de euros (R$ 6,9 bilhões) nesta quinta-feira, 9, por um órgão antitruste da Itália.

A acusação contra a companhia, que vai recorrer da decisão, é de usar sua posição de mercado para forçar vendedores no país a usarem seu serviço de logística.

Saiba mais

De acordo com o site The Verge, a empresa pagará uma das maiores multas já aplicadas por uma nação da União Europeia em meio à polêmica sobre abuso de poder comercial por big techs no continente.

Segundo a Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM), a companhia de Jeff Bezos abusa de posição no comércio online.

Isso porque ela oferece benefícios a vendedores que pagam para utilizar o serviço de logística Fulfilment by Amazon (FBA) que, conforme a AGCM, prejudica outros operadores logísticos no oferecimento da prestação aos comerciantes.

Quem utiliza o FBA, tanto na Itália quanto em outros países, tem o direito de marcar seus produtos com o selo “Prime” e participar de eventos da Amazon, como as vendas de Black Friday, Prime Day e Cyber ​​Monday.

Abra sua conta

“A investigação apurou que essas funções da plataforma Amazon.it que são cruciais para o sucesso dos vendedores e para aumentar suas vendas”, disse a ACGM em comunicado.

“Ao fazer isso, a Amazon prejudicou os operadores logísticos de comércio eletrônico concorrentes, impedindo-os de se propor aos vendedores online como fornecedores de serviços de qualidade comparável à do atendimento da Amazon. Essas condutas, portanto, ampliaram a lacuna entre o poder da Amazon e da concorrência também no negócio de entrega de pedidos de comércio eletrônico".

Adicionalmente, a autoridade antitruste da Itália diz que a multa reflete a gravidade da estratégia usada pela Amazon durante anos.

Além o valor a pagar, big tech terá que oferecer aos vendedores os mesmos “privilégios de vendas e visibilidade”, independentemente de usarem ou não o Fulfillment by Amazon. A Amazon terá um ano para cumprir a decisão da AGCM na Itália.

Conflitos entre Amazon e big techs com a Europa

Esta não é a primeira vez que a empresa de Bezos sofre com processos antitruste em território europeu.

Em julho, ela foi multada de 746 milhões de euros (R$ 4,7 bilhões) pela Comissão Nacional de Luxemburgo para Proteção de Dados, órgão regulador de privacidade da União Europeia (UE).

Na ocasião, a empresa foi acusada de cometer irregularidades referentes à publicidade. Estas infringiram as regras de proteção de dados europeias.

Em junho, o Google fez um acordo com as autoridades na França para pagar uma multa de 220 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão).

Nesse caso, o problema enfrentado foi o mesmo da Amazon: ação antitruste relacionada à publicidade.

Porém, as gigantes do Vale do Silício também têm encarado problemas no seu país de origem, os Estados Unidos.

A mais encrencada delas é o Facebook, que tem enfrentado denúncias por desinformação.

Por fim, a companhia também é acusada de tentar eliminar a concorrência ilegalmente.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra