close

Amazon é multada em 746 milhões de euros na Europa

Segundo o órgão regulador de privacidade europeu, empresa de Jeff Bezos violou regras de proteção de dados do bloco

Fachada de prédio da Amazon

Ação contra a Amazon faz parte de ampla onda de investigações contra Big Techs dos EUA | Foto: Divulgação

A Comissão Nacional de Luxemburgo para Proteção de Dados, órgão regulador de privacidade da União Europeia (UE), multou a Amazon em 746 milhões de euros (R$ 4,5 bilhões) por irregularidades referentes à publicidade.

A multa foi aplicada em 16 de julho, de acordo com uma nota enviada nesta sexta-feira, 30, pela empresa à Securities and Exchange Commission (SEC, equivalente à CVM no Brasil).

Nesse sentido, a multa é acompanhada de uma exigência de revisão de práticas relacionadas à publicidade da Amazon que teriam infringido as regras de proteção de dados da União Europeia.

“Acreditamos que a decisão do CNPD carece de mérito e pretendemos nos defender com vigor nesta matéria”, diz a Amazon no documento.

Amazon e Big Techs x União Europeia

A Amazon, de propriedade do bilionário Jeff Bezos, não é a única gigante de tecnologia enfrentar problemas com a Justiça na Europa.

Em junho, o Google fez um acordo com as autoridades na França para pagar uma multa de 220 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão).

Nesse caso, o problema enfrentado é o mesmo da Amazon: ação antitruste relacionada à publicidade.

Estes movimentos são parte de uma onda mais ampla de fiscalização contra grandes empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, dos dois lados do Oceano Atlântico.

Neste ano, a União Europeia e o Reino Unido anunciaram abertura investigações antitruste formais no recurso de anúncios classificados do Facebook, apelidado de Marketplace, e contra a Apple, fabricante do iPhone. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra