Americanos poderão escolher marca da 3ª dose
Autoridade de saúde dos Estados Unidos liberou combinação de vacinas para facilitar reforço da vacinação dos que não se lembram mais da marca do imunizante que receberam
21/10/2021A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) autorizou doses de reforço de vacinas contra a covid-19, dando sinal verde para a terceira dose de vacinas dos laboratórios Moderna e Johnson & Johnson.
A FDA também anunciou que permitirá a combinação de doses de vacinas diferentes. Dessa forma, não importa mais quais foram as doses iniciais, e os americanos poderão escolher a marca preferida para uma terceira dose da vacina.
A decisão da FDA abre caminho para que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) façam uma recomendação oficial ao público sobre a liberdade de escolha da marca da vacina para a terceira dose.
Um comitê consultivo independente do CDC planejava se reunir hoje com uma decisão final da agência esperada para o final da semana.
Liberdade para escolher marca da vacina na 3ª dose é bem recebida
Peter Marks, alto funcionário da FDA, disse que permitir que as pessoas misturem doses diferentes faz sentido, especialmente quando as pessoas podem não se lembrar de qual marca de vacina receberam inicialmente.
De acordo com as novas regras, se o CDC assinar, os beneficiários da Moderna se qualificariam para uma injeção de reforço de sua escolha se tivessem mais de 65 anos ou mais com condições médicas ou um trabalho de alto risco.
A FDA e o CDC já haviam liberado os beneficiários da Pfizer para obter uma terceira dose, e agora eles também podem escolher a marca da terceira dose.
Marks confirmou que a agência está analisando se reduz a idade da terceira dose para as vacinas da Moderna ou Pfizer.
A notícia foi considerada particularmente bem-vinda por aqueles que obtiveram a única dose da J&J, que mostrou-se apenas 70% eficaz contra sintomas moderados a graves.
Essa eficácia subiu para 94% com duas doses, levando a FDA a permitir reforços para qualquer pessoa com 18 anos ou mais dois meses após sua última aplicação.