A receita operacional líquida da Arteris (ARTR3) atingiu R$ 1,0 bilhão, com crescimento de +5,3% na comparação anual no 4T24, com EBITDA de R$ 0,8 bilhão (+11,9% a/a) e margem de 75% (+4,5p.p.).
Dentre os pontos favoráveis ao resultado, o Banco Safra destaca: Aumento de 6,6% no tráfego de veículos equivalentes, com destaque para as concessões da Régis Bittencourt (+9,0% a/a) e Fernão Dias (+7,1% a/a) com o tráfego beneficiado pelo setor avícola e indústria extrativa.
Nas concessões estaduais, o principal crescimento do tráfego foi registrado na ViaPaulista (+4,2% a/a), com o início da cobrança por eixos suspensos em fev/24 e eventos regionais.
Crescimento de 5,6% a/a na tarifa média praticada, decorrente da variação do IPCA acumulado no período e reequilíbrios tarifários relacionados a obras incluídas no contrato de concessão.
Excluindo os efeitos de reajuste na concessionária Fluminense, que se encontra em processo de relicitação, a tarifa média praticada teve um incremento de 4,6% a/a.
Redução de 11% nos custos e despesas operacionais (com efeito caixa), representando 25% da receita no trimestre (-4,5p.p. a/a).
O Safra destaca os menores gastos com custos relacionados a processos cíveis e regulatórios, serviços de terceiros e despesas com o poder concedente. E foi parcialmente impactado por: Aumento de 11% nos custos relacionados a pessoal.