A rede Assaí (ASAI3) reportou um bom crescimento de receita (+9% a/a e em linha com a estimativa do Safra) devido às conversões de lojas do Extra, juntamente com um aumento de +4,4% nas Vendas de Mesmas Lojas (SSS).
Segundo a análise do Banco Safra, o grupo Assaí continua sendo um retardatário em termos de SSS em comparação com o C&C (Atacadão) do CRFB, que registrou um crescimento de +6,3% nas SSS neste trimestre.
Os destaques do Assaí no quarto trimestre foram:
- (i) expansão da margem EBITDA (+35bps a/a ex IFRS) devido à maturação das lojas convertidas; e
- (ii) melhoria na relação de alavancagem para 3,0x dívida líquida/EBITDA (-0,7x a/a e -0,4x t/t), superando a expectativa do Safra e o guidance da empresa de 3,2x.
Avaliação do Safra
Os especialistas do Safra avaliam os resultados do Assaí como positivos devido às margens melhoradas e à sólida geração de caixa. No entanto, o desempenho tímido das SSS em comparação com a inflação de alimentos e também com o desempenho do Atacadão é uma preocupação e indica um ambiente competitivo difícil.
Além disso, o Safra continua a ver a ação negociando a uma avaliação alta (P/L 2025 de 12x), daí a recomendação Neutra.
Aberturas apoiando o desempenho da receita líquida
A receita líquida totalizou R$ 22,1 bilhões, um aumento de 9% a/a e em linha com a estimativa do Safra, com crescimento de 5% a/a em novas lojas (15 aberturas de lojas nos últimos 12 meses, incluindo conversões de lojas) e expansão de 4,4% a/a nas SSS.
Vale notar que as 47 lojas convertidas abertas em 2022 registraram vendas médias por mês de R$29,3 milhões no 4T24, ante R$27,8 milhões no 4T23 (+5% de crescimento, ainda abaixo da inflação de alimentos).
O lucro bruto atingiu R$3,4 bilhões, um aumento de 11% a/a e também em linha com a estimativa do Safra. A margem bruta aumentou 26bps a/a, estritamente em linha com a estimativa do Safra, devido a uma combinação de:
- (i) desempenho das lojas convertidas;
- (ii) estratégia comercial eficaz; e
- (iii) experiência de compra melhorada, com mais serviços prestados nas lojas.
Efeito de maturação dando frutos
O efeito de maturação das 47 lojas convertidas em 2022 levou a uma melhoria de 35bps a/a na margem EBITDA ajustada ex IFRS para 6,4%, +14bps vs. a estimativa do Safra. Vale notar que a margem EBITDA média das lojas convertidas ex IFRS atingiu 6,4% no 4T24, ante 5,6% no 4T23.
O EBITDA ajustado ex IFRS totalizou R$1,3 bilhão, um aumento de 16% a/a, apenas 1% acima da estimativa do Safra. O lucro líquido atingiu R$474 milhões, um aumento de 38% a/a e 39% acima do número do Safra, pois a empresa registrou um efeito positivo de ajuste monetário não recorrente de R$60 milhões na receita financeira, juntamente com uma posição de caixa média melhorada e menores despesas financeiras decorrentes do acordo com os Hipermercados.
Melhoria nas margens operacionais apoiando a geração de caixa e a desalavancagem
A ASAI encerrou o 4T24 com uma posição de dívida líquida de R$12,5 bilhões, ou uma redução na alavancagem de 0,7x (de 3,8x no 4T23 para 3,0x no 4T24) devido à melhoria na rentabilidade e à redução da dívida líquida de R$797 milhões nos últimos 12 meses.