O Banco Central do Brasil divulgou no dia 2 de janeiro os dados do balanço de outubro de 2024 dos bancos. Segundo análise dos especialistas do Banco Safra, embora ainda seja cedo para tirar conclusões definitivas, os dados mostram um início positivo para o quarto trimestre em termos de rentabilidade para as instituições bancárias.
O volume de empréstimos do Itaú (ITUB4) cresceu acima dos de seus pares em uma base mensal, enquanto a Nu (Nubank) manteve um crescimento quase +50% a/a, acelerando para 3,6% no mês de setembro, acima dos 2,0% em setembro.
Os dados do Santander (SANB11) são poluídos pelo pagamento de R$ 1,5 bilhão em juros sobre capital próprio (JSP), como acontece regularmente no início do trimestre.
Os empréstimos com classificação E-H apresentaram maior estabilidade na qualidade dos ativos para todos os bancos analisados.
Mais uma vez, o Itaú Unibanco, principal escolha do Safra no setor, mostrou uma gestão sólida da qualidade dos ativos ao mesmo tempo em que expandiu o crédito e a renda líquida acima de outros operadores.