O resultado da BB Seguridade (BBSE3) no quarto trimestre foi considerada ligeiramente negativa pelo Banco Safra, embora a queda de 2% no lucro por ação (LPA) tenha sido totalmente antecipada no relatório sobre os dados da Susep.
Além disso, a orientação para 2025 não implica nenhuma surpresa nos lucros, e o Safra nota tendências marginalmente piores para a ação (prêmios mais fracos em rural e vida crédito, volatilidade do IGP-M), o que não deixa muito espaço para surpresas nos lucros.
O Safra atualizou as estimativas para 2025 para a ação, que mal mudaram. Embora a BBSE continue sendo uma boa opção defensiva, os riscos atuais parecem mais inclinados para o lado negativo do que há algumas semanas.
Ainda assim, o Safra reitera a recomendação de Compra com base em uma combinação de motores de lucros ancorados e bom retorno (rendimento de dividendos de 10,4% em 2025), embora o banco prefira a Porto como nossa principal escolha no segmento de seguros.
Atualizando estimativas para BB Seguridade e monitorando riscos
Os resultados da BB Seguridade no quarto trimestre de 2024 destacaram que a relação risco-recompensa para a ação não é tão assimétrica quanto era na atualização feita pelo Safra em outubro.
Embora ainda acredite que os resultados da Brasilprev devem se destacar em 2025, especialmente devido às comparações fáceis (R$276 milhões em marcação negativa a mercado em 2024), o IGP-M apresenta um risco duplo, segundo o safra:
- (i) maiores provisões de cobertura suplementar (PCC) e
- (ii) menor receita financeira devido ao descompasso entre IGP-M e IPCA.
O Banco Safra também nota que há pouco espaço para melhoria na taxa de sinistralidade rural, que atualmente está em níveis muito controlados.
O Safra continua a monitorar essas tendências, mas, no curto prazo, elas não parecem ser uma grande ameaça à estimativa de lucro líquido de R$ 9,0 bilhões para 2025. Assim, o banco reitera a recomendação de Compra de BBSE3.