close

ANÁLISE

logo safra

VALE3

-

Alta nas exportações de carne favorece a BRF

A BRF é o mais exposto às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva é a mais exposta à carne bovina


O Departamento de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou dados para a primeira semana de setembro com uma melhoria semanal no volume médio diário de carne bovina e aves, mas não para carne suína (que ainda melhorou mês a mês).

Enquanto isso, os preços de aves caíram significativamente semana a semana após registrar altos níveis na última semana de agosto, provavelmente devido à mudança no mix em ambos os períodos.

Os preços médios da carne bovina melhoraram semana a semana, mas permanecem baixos mês a mês, e os preços da carne suína têm superado outras proteínas até agora.

Aumentar os custos de insumos requer preços mais altos de proteína para que os spreads sejam mantidos nos níveis atualmente elevados, e apenas a carne de porco tem feito isso, de acordo com esses dados semanais mais recentes.

No geral, o Banco Safra ainda vê um mercado de exportação favorável para os frigoríficos, impulsionado pela sólida demanda global que impulsiona os volumes mais altos.

A BRF é o mais exposto às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva é a mais exposta à carne bovina.

Os volumes médios diários melhoraram significativamente em todas as bases de comparação, recuperando-se da impressão fraca na semana passada. No entanto, os preços se normalizaram semana a semana após atingir um ponto de preço muito forte, provavelmente devido a um efeito de mistura, assim como os dados da semana passada também foram provavelmente influenciados pelo mix.

Além disso, os volumes sólidos e a combinação de preços mais baixos na primeira semana de setembro seguem a dinâmica dos últimos cinco anos (média histórica de +2% em volumes diários médios e -1% em termos de preços).

Em uma nota mais negativa, os preços de exportação de aves estão abaixo dos preços de grãos em setembro até agora, com a média ponderada para o preço do milho e da soja acima de 2% no mês de janeiro (-8% a/a em USD-+1% no mês de julho para o milho e +3% no mês de julho para a soja). Se esta tendência for mantida, podemos esperar spreads mais apertados no futuro.

Exportações de carne de porco

Os volumes médios diários recuaram em uma comparação semanal, mas melhoraram mês a mês e ano a ano em setembro. Preço médio melhorou ligeiramente em comparação com a semana anterior, e permanece positivo mês-amês e ano-a-ano.

Os preços das exportações de carne suína têm sido mais eficientes do que os preços dos grãos em setembro até agora (considerando os mesmos critérios de uma média ponderada mencionada nas exportações de aves), o que é construtivo para
as massas de carne suína assumindo que essa tendência continue no futuro.

Exportações de carne bovina

Os volumes médios diários melhoraram significativamente em uma comparação semanal, mensal e anual, e os preços também melhoraram semana a semana, mas recuaram mês a mês.

As exportações de carne bovina geralmente registam uma tendência positiva tanto em volumes diários médios quanto em preços em setembro, com a média histórica de cinco anos melhorando 5% e 1%, respectivamente.

A primeira semana de setembro apresentou um crescimento significativo nas exportações de carne bovina, impulsionado por volumes sólidos. No entanto, os preços da carne bovina têm apresentado um desempenho inferior aos preços dos bovinos (+1% no mês de janeiro e um ano de crescimento estável, ambos em USD), que aumentaram de forma constante nas últimas semanas.

Se os preços da carne bovina não melhorarem, devemos esperar um aperto nos spreads de carne bovina no futuro.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra