close

ANÁLISE

logo safra

VALE3

-

Preços compensam perda de volume de carne exportada

BRF (BRFS3) é a empresa com maior exposição às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva (BEEF3) é a mais exposta às exportações de carne bovina


A Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou os dados preliminares da terceira semana de dezembro, mostrando mais uma vez fracos volumes médios diários na semana para todas as proteínas (-18% para carne bovina, -14% para aves e -28% para carne suína). Os volumes diminuíram novamente, mas preços melhores compensarão a perda, segundo análise do Banco Safra.

Os preços aumentaram esta semana para a carne bovina, ficaram estáveis para as aves e recuaram para a carne suína. Assim, os preços numa comparação mensal subiram apenas para a carne bovina (+2% em relação ao mês anterior), enquanto os preços de aves e suínos caíram 1%.

Os preços dos grãos e do gado continuam apresentando desempenho inferior ao de todas as proteínas em dezembro, beneficiando os spreads de carne.

Os especialistas do Banco Safra ainda vêem uma dinâmica positiva nas exportações de aves e suínos devido à forte demanda e à dinâmica favorável dos custos, enquanto a rentabilidade das exportações de carne bovina depende mais da demanda global e dos preços fortes, uma vez que os custos do gado podem ter entrado numa fase ascendente a médio prazo, apesar das recentes quedas semanais.

No universo de cobertura do Safra, a BRF (BRFS3) é a empresa com maior exposição às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva (BEEF3) é a mais exposta às exportações de carne bovina.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra