Em recente viagem à China, visitando a State Grid Corporation of China (SGCC), em Pequim, a CPFL Energia (CPFE3) obteve insights valiosos sobre o futuro do mercado de energia. O encontro deixou abertura para boas oportunidades de negócios para as empresas de serviços públicos, na análise do Banco Safra.
A SGCC é uma gigante chinesa, a maior empresa de serviços públicos do mundo, que atua em transmissão e distribuição de eletricidade. Há, portanto, perspectiva positiva para a CPFL, apoiada por seu controlador, que pode investir mais rapidamente em redes inteligentes e fornece novos serviços e insights sobre tendências futuras para o mercado de eletricidade.
Perspectivas positivas para a CPFL Energia:
• Apoiada pela SGCC, pode investir em redes inteligentes e novos serviços com maior agilidade
• Investimentos em carregadores de veículos elétricos representam uma potencial nova frente de crescimento
• Aumento da demanda energética e necessidade de armazenamento podem beneficiar distribuidoras
• Análise de dados aprimorada é essencial para otimizar a produção e eficiência energética
Os avanços da gigante asiática que inspiram a CPFL
No encontro, a empresa compartilhou sua estratégia de investimento, avanços tecnológicos para integração de energias renováveis e perspectivas para o ecossistema de veículos elétricos (VEs). A SGCC investe globalmente em redes, energias renováveis, armazenamento, medidores inteligentes e carregadores para veículos elétricos.
Em termos de tecnologia para estabilidade renovável, a SGCC exibe a integração de 500 MW eólicos, 100 solares e 70 MW em armazenamento no vale energético de Zhangbei. O uso de linhas de transmissão de alta disponibilidade, armazenamento e coleta de dados aumenta a confiabilidade das energias renováveis.
Há avanços, também, em medidores inteligentes e gestão eficiente. A implementação bem-sucedida de medidores inteligentes em cerca de 600 milhões de residências e a redução de custos dos medidores e controle de consumo pelos clientes são exemplos que promovem eficiência energética.
Por fim, o cenário de frota elétrica na China é outro fator importante. O país possui 24 milhões de veículos elétricos, quase três milhões de pontos de recarga públicos e a tecnologia vehicle-to-grid (V2G) permite que esses automóveis atuem como bancos de energia, vendendo eletricidade de volta à rede.
Panorama para a CPFL é positivo
Com a experiência da SGCC como pano de fundo, a CPFL Energia se posiciona para adotar inovações e expandir sua atuação no mercado brasileiro de energia, incluindo o potencial dos veículos elétricos e o desenvolvimento de redes inteligentes. A visão de futuro e a capacidade de investimento rápido da empresa sinalizam oportunidades de negócios promissoras para a CPFL e para o setor energético como um todo.
Executivos da companhia chinesa confirmam que ativos brasileiros continuarão operando de forma independente. No Brasil, CPFL permanece como uma das principais subsidiárias da SGCC, com foco em crescimento equilibrado e estratégia de dividendos.