A Embraer (EMBR33) começou 2025 com o pé direito, entregando 30 aeronaves no primeiro trimestre, 20% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Foram 7 foram aeronaves comerciais (estável a/a) e 23 jatos executivos (+28% a/a). O Banco Safra avalia o resultado como positivo para a empresa.
Detalhamento das entregas:
- (i) Segmento Comercial: A empresa entregou 7 unidades no 1T25 (4 unidades do 195-E2 e 3 unidades do E175), essencialmente estável em relação ao 1T24, em um trimestre sazonalmente fraco;
- (ii) Segmento Executivo: A empresa entregou 23 unidades no 1T25 (2 unidades do Phenom 100, 12 unidades do Phenom 300, 3 unidades do Praetor 500 e 6 unidades do Praetor 600), +28% em relação ao 1T24 e 7 unidades acima da nossa estimativa;
- (iii) Segmento de Defesa: No 1T25, a empresa não entregou nenhum C-390 Millenium ou A-29 Super Tucano.
Avaliação do Safra sobre a Embraer
A Embraer relatou fortes entregas em seu segmento de Aviação Executiva, +28% a/a e 7 unidades acima da estimativa do Banco Safra. Além disso, assumindo o ponto médio de sua guidance para 2025 (150 unidades), a Embraer precisaria entregar ~21 aeronaves no 1T, contra 23 realmente entregues, colocando a empresa no ritmo certo.
Além disso, o Safra nota uma melhoria na mistura de produtos com ~61% Phenom (vs. ~50% no 1T24), o que deve contribuir para as margens da divisão. Por outro lado, as entregas na unidade de negócios de Aviação Comercial permaneceram estáveis a/a em 7 unidades, o que é natural devido à sazonalidade, e praticamente em linha com as entregas históricas do 1T nos últimos 3 anos.
Quando se trata de mistura de produtos, o Safra nota um aumento na participação do E195-E2 (57% vs. 43% no 1T24), o que deve prejudicar as margens. Dito isso, o Safra espera que a empresa aumente sua produção de aviação comercial e entregue volumes maiores ao longo do ano.