O EBITDA ajustado ficou 20% acima de nossa estimativa (+21% vs. consenso).
A Qualicorp apresentou resultados melhores do que os esperados, embora o desempenho tenha permanecido fraco, já que a empresa ainda registrou perdas de membros no segmento de afinidades, levando a uma linha de topo mais baixa.
O destaque positivo desse trimestre foi uma sólida geração de fluxo de caixa livre, apesar do fraco P&L. Embora gostemos da abordagem da administração em relação à estratégia de recuperação, acreditamos que a estabilidade do portfólio e os sinais mais claros de melhorias sustentáveis são fundamentais para que os investidores se tornem mais positivos em relação às ações, por isso nossa recomendação neutra na QUAL3.
A receita líquida foi 12% menor em relação ao ano anterior e 3% acima de nossa previsão (-2% vs. consenso). A Qualicorp reportou uma perda líquida de cerca de 34 mil membros de grupos de afinidade no 1T24 (melhor que nossa estimativa de -47 mil), com as adições brutas de cerca de 50 mil sendo totalmente compensadas por cancelamentos de cerca de 84 mil membros.
Apesar da melhora sequencial nas adições brutas (3% em relação ao trimestre anterior), houve uma deterioração em uma base anual (22% em relação ao mesmo período do ano anterior), uma vez que a empresa reduziu as comissões enquanto se concentrava na reestruturação de sua área comercial e no desenvolvimento de novos produtos.
Os cancelamentos diminuíram em relação ao trimestre anterior devido a melhores ferramentas de retenção, mas permaneceram acima dos níveis históricos (taxa de churn de 10% no segmento de afinidade).
Além disso, a receita média por membro alcançou R$71 (1% acima de nossa estimativa), o que, juntamente com adições de membros maiores do que o esperado nos segmentos ex affinity, levou a uma surpresa positiva na receita líquida.