A unidade da Equatorial em Goiás, adquirida no final de 2022, já representa ~18% do EBITDA da empresa que comprou a Sabesp, maior empresa de saneamento do Brasil. A concessionária de energia atua em sete estados e, desde dezembro de 2021, entrou no setor de saneamento ao assumir os serviços de água e esgoto no Amapá.
Na avaliação do Banco Safra, a unidade da Equatorial em Goiás não só oferece boa diversificação da exposição principal da EQTL à região Nordeste/Norte, mas também pode superar o crescimento da base de ativos de outras áreas (como é altamente exposta ao agronegócio).
Algumas regiões do estado de Goiás ainda possuem uma infraestrutura antiga e mais simples, que requer reforços e investimentos adicionais para melhorar sua capacidade de atender a demanda. Além disso, as zonas rurais necessitam de pontos de ligação adicionais (investimentos em novas linhas de transmissão de alta tensão) para garantir um melhor abastecimento.
O Banco Safra avalia que a unidade tem potencial de crescimento significativo. O banco mantém visão positiva do potencial de crescimento da base de ativos da unidade de Goiás, já que o Estado está crescendo mais rápido que outras regiões (crescimento do PIB de 6,1% a/a em Goiás vs. 2,5% para o Brasil).
Além disso, o Safra identifica a necessidade de grandes reforços e renovação da rede para sustentar a alta demanda de eletricidade do Estado (+6,7% no 2T24, segundo dados do CCEE), impulsionada por seu setor rural em expansão.
O banco tem recomendação de Compra para EQTL3 e um preço alvo de R$ 41,10/ação. Além disso, vê a empresa como um operador sólido com experiência em casos de turnarounds, assim, qualificado para implementar medidas de eficiência e o investimento necessário para atender às metas regulatórias dos indicadores de qualidade.