A Frasle (FRAS3), fabricante de pastilhas de freio e autopeças, reportou um terceiro trimestre fraco, com uma queda de 16% a/a em seu lucro líquido para R$ 89 milhões. A receita da empresa aumentou 17% na comparação anual, resultante de um bom desempenho nos mercados doméstico e internacional.
Enquanto isso, a empresa enfrentou dificuldades logísticas, principalmente relacionadas à escassez de contêineres e congestionamento portuário, levando ao aumento dos preços de frete, o que afetou negativamente seus custos e despesas.
Como resultado, seu EBITDA ajustado atingiu R$ 195,4 milhões (+2,8% a/a, +20,3% t/t e 6,5% acima da estimativa do Safra), com uma margem EBITDA ajustada de 18,9% (-253 bps a/a, mas 116 bps acima da estimativa do Safra).
O desempenho operacional mais fraco, juntamente com o aumento das despesas financeiras, levou a empresa a entregar uma margem líquida de 8,6%, queda de 333 bps a/a, mas 435 bps maior em uma comparação trimestral.
Apesar do desempenho negativo no trimestre, o Safra reitera a recomendação de Compra para suas ações. O Safra acredita que a empresa continuará aproveitando sua estratégia bem-sucedida de fusões e aquisições, com suas empresas recentemente adquiridas apoiando sua expansão para novos mercados e novos produtos e oferecendo oportunidades
de vendas cruzadas que impulsionam o crescimento orgânico da empresa.