Em 29 de maio, o Grupo Mateus divulgou um aviso de fato relevante informando que celebrou um memorando de entendimento (MoU), sem licitação, para fundir sua operação no Nordeste (21 lojas de atacarejo (C&C) nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas) com o Novo Atacarejo.
A empresa combinada (NewCo) será controlada pela GMAT (51% de participação), e a participação restante (49%) será detida pela família Assis, fundadora do Novo Atacarejo.
Novo Atacarejo
A empresa opera nos Estados de Pernambuco e Paraíba, com 27 e 2 lojas, respectivamente. Em 2023, as vendas da empresa totalizaram R$ 4,5 bilhões, o que representa uma média de vendas por loja de R$ 12,9 milhões/mês contra R$ 17,1 milhões/mês das lojas C&C do Mateus no mesmo ano.
Além disso, embora não ofereçam a mesma gama de serviços, acreditamos que ambas as empresas oferecerão o que fazem de melhor, adaptando os serviços às particularidades de cada operação.
Vale ressaltar que ambas as empresas continuarão a ter marcas separadas, aproveitando o nome que o Novo Atacarejo já construiu na região.
Opinião do Banco Sagra sobre o Grupo Mateus
O Safra considera a transação positiva, pois permitirá que a empresa acelere sua expansão em aproximadamente um ano (considerando uma participação de 51%), com a adição de 29 lojas à sua área de atuação.
Além disso, em termos de ambiente competitivo, acreditamos que a fusão com um importante player da região é positiva no que diz respeito à aquisição de terrenos e custos de aluguel.
O Safra destaca também que a operação do Nordeste será reforçada com a adição de outro centro de distribuição, o que deve apoiar o crescimento do EBITDA na região devido à maior eficiência logística.
O Safra também espera que as sinergias de despesas gerais, administrativas e com vendas na região apoiem uma melhoria mais rápida da margem, diminuindo a diferença em relação ao desempenho médio das lojas GMAT maduras.
O banco acredita que a NewCo deverá se beneficiar de melhores condições com os fornecedores, que deverão melhorar sua dinâmica de capital de giro devido à maior escala.
Valuation: os detalhes do valuation do negócio ainda não foram divulgados. No entanto, o Safra estima um VE (Valor da Empresa) implícito para o Novo Atacarejo entre R$1,5 bilhão e R$2,0 bilhões, considerando o valuation atual da GMAT em termos de vendas e/ou EBITDA.