A Localiza divulgou resultado negativo no segundo trimestre de 2024, principalmente devido ao reconhecimento de perdas não recorrentes relacionadas à redução da frota e às inundações no Rio Grande do Sul.
Apesar do sólido desempenho operacional impulsionado por um forte crescimento de receita e por volumes e tarifas mais elevados para ambas as suas divisões de aluguel (aluguel de carros e de frotas), o resultado da empresa foi afetado negativamente por:
- (i) perdas de R$103 milhões causadas pelas inundações no Rio Grande do Sul; e
- (ii) redução do preço esperado de venda dos veículos usados em toda a sua frota, aumentando a depreciação e as provisões para ajuste ao valor recuperável da sua frota, que totalizaram R$1,7 bilhões (3,2% da capitalização de mercado da empresa e 3,3% do valor da sua frota).
Como resultado, o spread anualizado da ROIC da empresa caiu para 7,2% negativos no trimestre. No entanto, vemos melhores perspectivas para os seus resultados futuros, considerando que a estabilização mais rápida da sua depreciação, conforme previsto no guidance da empresa divulgado, combinada com o crescimento contínuo das suas tarifas, deve acelerar a recuperação da sua rentabilidade para os níveis mínimos exigidos. Mantemos nossa recomendação de Compra para as ações da empresa.