O Departamento de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou os dados preliminares para a primeira semana de dezembro, mostrando sólidos volumes médios diários para aves, que aumentaram 43% s/s, enquanto a carne de porco permaneceu plana e a carne bovina recuou 11%.
Em termos de preços, tanto a carne de aves quanto a carne bovina aumentaram 1% s/s enquanto a carne de porco subiu 2%. Os volumes mais
baixos de carne bovina são bastante compreensíveis devido aos contratos de exportação que já mencionamos em relatórios anteriores, levando a demanda dos frigoríficos a suavizar recentemente.
Os preços do gado abrandaram em dezembro, possivelmente sinalizando uma melhora na exportação de carne bovina após uma contração nas últimas semanas.
Além disso, os preços dos grãos têm apresentado uma significativa subcotação dos preços de exportação de carne de frango e de porco após
várias semanas em uma tendência oposta.
No universo de cobertura do Banco Safra, a BRF (BRFS3) é a empresa com maior exposição às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva (BEEF3) é a mais exposta às exportações de carne bovina.