close

ANÁLISE

logo safra

VALE3

-

Minerva e Marfrig: acordo é rejeitado pela autoridade antitruste no Uruguai

Decisão não é definitiva e continua sujeita a recurso tanto em nível administrativo quanto judicial, o que o deve ocorrer nos próximos dias


As empresas, Marfrig e Minerva confirmaram que a autoridade antitruste uruguaia (Comisión de Promoción Y Defensa de la Competencia – Coprodec) negou a autorização da Minerva para adquirir as três fábricas da Marfrig no país, conforme antecipado pela imprensa no início desta semana.

No entanto, a decisão não é definitiva e continua sujeita a recurso tanto em nível administrativo quanto judicial, o que o Banco Safra acredita que ocorrerá nos próximos dias.

O Safra vê a notícia como negativa, mas amplamente esperada depois que a imprensa local a antecipou. Isso deve, pelo menos, atrasar a integração dos ativos, e o melhor cenário agora é provavelmente o sinal verde para a aquisição de apenas duas das três fábricas, se a Coprodec concordar em impor uma medida para autorizar parte do negócio.

O Safra tem recomendação neutra para BEEF3 e uma recomendação Compra para MRFG3.

Mais detalhes sobre a transação entre Marfrig e Minerva

No comunicado da Minerva ao mercado, a empresa menciona que o preço de venda dos três ativos no Uruguai é de R$ 675 milhões. Assumindo uma receita proporcional à capacidade de abate de gado de cada região (16% no Uruguai e 84% no Brasil + Argentina) e uma margem EBITDA de 9,5% para os ativos do Brasil + Argentina, o EBITDA implícito do Uruguai totalizaria R$135 milhões (margem de 6,4%) e o múltiplo da transação no Uruguai seria de 5,0x (22% menor do que o dos outros ativos adquiridos e 20% abaixo do múltiplo considerando todos os ativos).

Conforme mencionado no relatório anterior do Safra, a Minerva terá 10 dias úteis para recorrer e, após esse período, o governo terá 60 dias úteis para emitir uma decisão final sobre o recurso.

O banco acreditas que uma decisão final provavelmente não será emitida antes do final de outubro e que a Minerva poderia propor alguma venda de ativos em seu recurso para tentar obter uma aprovação.

Abra sua conta no Banco Safra.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra