A Multiplan (MULT3) apresentou resultados sólidos no primeiro trimestre de 2025, segundo análise do Banco Safra. No geral, o trimestre foi marcado por um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, nas receitas de aluguel, principalmente atribuído a um maior ajuste pela inflação do IGP na carteira da empresa, bem como um inspirador crescimento de 7% nas Vendas de Mesmas Lojas (SSS).
Enquanto isso, despesas de propriedade abaixo do esperado contribuíram para uma expansão de 1% no AFFOPS. A empresa manteve o forte momento operacional dos trimestres anteriores.
As vendas totais dos locatários cresceram sólidos +8% a/a, para R$5,5 bilhões no 1T25. Além disso, a taxa média de ocupação da Multiplan cresceu +0,6pps a/a, para 96,3%, enquanto manteve seu custo de ocupação em saudáveis 14% (estável a/a), permitindo à empresa continuar pressionando por aluguéis mais altos.
A receita da Multiplan ficou 3% abaixo da estimativa do Safra, em R$ 516 milhões (estável a/a). O desempenho refletiu um ajuste maior do IGP na carteira da empresa (3,5%), que, juntamente com um inspirador crescimento de 7% nas Vendas de Mesmas Lojas (SSR) em relação ao 1T24, impulsionou um aumento de 5% a/a na receita de aluguel.
Notavelmente, a receita de serviços também registrou um aumento de 15% a/a, após o aumento na taxa de administração do Jundiaí Mall.
Enquanto isso, a Multiplan relatou uma taxa de inadimplência líquida de +0,8% (-0,4pps a/a), o que contribuiu para uma queda nas provisões e, juntamente com a maior taxa de ocupação, levou a uma redução de 33% a/a nas despesas de propriedade. Isso, combinado com um sólido aumento de 10% a/a na receita de estacionamento, resultou em um NOI de R$456 milhões (+10,1% a/a), implicando uma inspiradora margem NOI de 94,1% (+3,5pps a/a; +2,8pps em relação ao Safra).
O EBITDA da empresa correspondeu à estimativa do Safra, em R$391 milhões (+1% a/a). A robusta receita contribuiu para uma saudável relação de despesas de G&A para receita líquida de 9,6% (+0,7pps a/a), que, juntamente com uma redução de 50% a/a nas despesas de compensação baseada em ações, impulsionou uma sólida margem EBITDA de 75,8% (+1,4pps a/a), 2,0pps acima da estimativa do Sara.
Isso, por sua vez, compensou o aumento de 62% a/a no custo das propriedades vendidas (principalmente relacionado ao desenvolvimento do Golden Lake), devido aos maiores custos de construção no trimestre.
Consequentemente, o FFO da Multiplan ficou 13% acima da estimativa do Safra, em R$278 milhões (-56% t/t e -15% a/a), implicando uma sólida margem FFO de 53,8% e registrando um crescimento de 1% a/a ao considerar seu AFFOPS.
Finalmente, a empresa encerrou o 1T com uma alavancagem de dívida líquida/EBITDA de 2,3x (estável t/t e +1pps a/a).
Avaliação do Safra sobre a Multiplan
Apesar das comparações mais difíceis (a Multiplan havia registrado ganhos não recorrentes de parcerias de marca no aplicativo Multi no 1T24), a empresa apresentou resultados fortes que ficaram ligeiramente acima das estimativas do Safra e do consenso.
Os analistas do Safra reiteram a recomendação de Compra para MULT3, pois a empresa tem a carteira de shoppings mais equilibrada do setor, o que permitirá à empresa continuar pressionando por crescimento real dos aluguéis no futuro.
Os analistas também destacam o valuation atraente de rendimento de FFO de 9,5% para 2025E, implicando um spread de 1,7pps em relação ao rendimento da NTN-B 2035, 0,3pps acima de sua média histórica de 5 anos de 1,4pps.