close

ANÁLISE

logo safra

IBOV

-

Natura anuncia mudanças na estrutura e gestão

A Natura &Co (NTCO3) anunciou na quinta-feira (20) que proporá mudanças na sua estrutura de holding para transformar a Natura Cosméticos S.A. na holding da empresa. Além disso, a empresa também anunciou futuras mudanças na sua gestão e no conselho de administração. Natura Cosméticos S.A. se tornará Natura &Co Holding. A Natura &Co será incorporada […]


A Natura &Co (NTCO3) anunciou na quinta-feira (20) que proporá mudanças na sua estrutura de holding para transformar a Natura Cosméticos S.A. na holding da empresa.

Além disso, a empresa também anunciou futuras mudanças na sua gestão e no conselho de administração. Natura Cosméticos S.A. se tornará Natura &Co Holding. A Natura &Co será incorporada à Natura Cosméticos S.A., que voltará a ser a holding operacional do grupo.

O movimento visa aumentar a eficiência, o foco da empresa na América Latina e melhorar a distribuição de lucros. A proposta será votada em 25 de abril de 2025, e a conversão da Natura Cosméticos S.A. em uma emissora de categoria “A” (atualmente categoria “B”), bem como sua listagem no segmento Novo Mercado da B3, dependerá da aprovação da CVM.

A mudança não terá impacto nas estratégias de negócios, e os acionistas não terão direito de retirada. Mais detalhes estarão disponíveis no aviso de fato relevante a ser divulgado em 25 de março de 2025.

Mudanças na gestão e no conselho da Natura

Após o anúncio da fusão, a empresa também anunciou mudanças na liderança:

  • (i) Fábio Barbosa deixará o cargo de CEO e se tornará presidente do conselho;
  • (ii) Guilherme Castellan, atual CFO e IRO, deixará a empresa em 12 de maio de 2025 e aconselhará na transição até então;
  • (iii) João Paulo Ferreira permanecerá como CEO da Natura Cosméticos S.A. e se juntará ao conselho em 25 de abril de 2025;
  • (iv) Silvia Vilas Boas permanecerá como CFO e assumirá o cargo de Diretora de Relações com Investidores a partir de 25 de abril de 2025; (v) Alessandro Carlucci será nomeado membro independente do conselho;
  • (vi) Carla Schmitzberger deixará o conselho de administração.

Avaliação do Safra

No geral, os especialistas do Banco Safra não acreditam que as mudanças na estrutura da holding da Natura &Co terão um impacto material na empresa, pois apenas desbloquearão algumas eficiências na estrutura atual e não afetarão a estrutura de propriedade.

Em relação às mudanças na gestão, embora já fossem esperadas, os especialistas acreditávam que ocorreriam apenas após a venda ou desinvestimento da Avon International.

Dito isso, o Sr. Castellan, atual CFO, assistirá a Sra. Vilas Boas até maio de 2025, e o Sr. Barbosa, atual CEO, permanecerá no conselho como presidente, o que mitigará quaisquer desafios que possam surgir durante a transição.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra