close

ANÁLISE

logo safra

IBOV

-

Pague Menos e Mateus são destaques entre farmácias e varejo de alimentos

No varejo de alimentos, destaque da temporada de resultados deve ser o Grupo Mateus, e entre as farmácias a rede Pague Menos deve ter bons resultados


Os especialistas do Banco Safra esperam um bom trimestre para as empresas de varejo Farmacêutico, pois acreditam que as empresas devem apresentar um ritmo decente de crescimento (variando entre 10% e 16% a/a) e ganhos de margem EBITDA (exceto para RD).

Na visão do Safra, o destaque positivo deve ser a rede Pague Menos (PGMN3), com crescimento de receita de 15% na comparação anual, combinado com um ganho de margem EBITDA de 75bps a/a.

Enquanto isso, a Panvel (PNVL3) deve apresentar outro resultado positivo, com crescimento de receita de varejo de 16% a/a e um ganho de margem EBITDA de +18bps a/a.

Por fim, a rede Raia Drogasil (RADL3) deve apresentar um crescimento de 10% a/a, com pressão de margem de 9bps devido a despesas de SG&A mais altas.

Safra espera um trimestre misto para a indústria farmacêutica

Os especialistas do banco Safra esperam uma redução de 44% a/a na receita líquida da HYPE devido a ajustes em sua política de capital de giro, o que também deve impactar negativamente a margem EBITDA (-5,200bps a/a).

Quanto à Blau Farmacêutica (BLAU3), o Safra espera resultados melhorados (vendas aumentadas em 13% a/a) devido à recuperação gradual nos preços de imunoglobulina e ganhos de margem EBITDA (630bps a/a).

No Varejo de Alimentos, o Grupo Mateus (GMAT3) deve ser o destaque positivo do trimestre, apresentando um forte desempenho de receita (+13% a/a) devido à abertura de 17 novas lojas nos últimos 12 meses (LTM).

Por outro lado, a rede Carrefour (CRFB3) deve ser o destaque negativo, apresentando um pequeno crescimento de receita e pressão na margem EBITDA (-8bps).

Para a rede Assaí (ASAI3), o Safra espera um crescimento de receita de +9% (apoiado pela expansão da presença), juntamente com um ganho de margem EBITDA de +10bps a/a.

Por fim, o Grupo Pão de Açúcar GPA (PCAR3) deve reportar crescimento de receita e expansão de margem EBITDA, mas a alavancagem deve continuar impactando negativamente seu lucro líquido.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra