O Banco Safra iniciou a cobertura da Santos Brasil (STBP3) com uma recomendação neutra e um preço-alvo de 12 meses de R$ 13,40/ação, o que implica um potencial de alta de 11% e um retorno total para o acionista (TSR) de 18%.
Com base em nossas estimativas, a empresa está sendo negociada atualmente a uma TIR de 11,7%, 550 bps acima do rendimento dos títulos indexados à inflação de 10 anos (NTN-Bs 2035).
A Santos Brasil é uma das maiores empresas de logística do Brasil, operando dez terminais portuários em toda a costa brasileira, dos quais destacamos o Tecon 1, o maior terminal de contêineres do país, localizado na cidade de Santos, no estado de São Paulo.
Ao longo de sua história, a empresa investiu mais de R$9 bilhões em logística e capacidade portuária no Brasil, e atualmente responde por ~16% de todos os contêineres movimentados no país, atendendo a mais de 9.000 clientes.
A recomendação neutra para as ações da empresa sugere que a maior parte da melhoria esperada nos resultados, proveniente da recuperação de suas tarifas nos últimos anos, já está bem precificada, com a alta de 29% das ações no acumulado do ano contrastando com o desempenho negativo do Ibovespa (-8%) e com o desempenho médio de seus pares concessionários (-19%) no mesmo período.
Além disso, o Banco Safra considera o possível anúncio de novos acréscimos de capacidade no Porto de Santos como um risco considerável para as estimativas, uma vez que isso poderia comprometer a capacidade da empresa de sustentar suas tarifas, como ocorreu na última década.