close

ANÁLISE

logo safra

ITUB4

-

Ações de seguradoras ficam mais atrativas com alta dos juros

Com as expectativas de uma taxa Selic mais alta em 2025, as seguradoras devem se beneficiar ; Porto é o papel preferido pelos especialistas do Safra no setor


As ações das seguradoras podem ser consideradas como um lugar mais seguro dentro do universo financeiro, segundo avaliação dos especialistas do Banco Safra.

Com as expectativas de uma taxa Selic mais alta em 2025, as seguradoras devem se beneficiar de duas maneiras:

  • (i) maior receita financeira provavelmente atuará como um impulso nos lucros e
  • (ii) o desempenho deve ser relativamente melhor em um cenário macroeconômico perturbado, dada a menor atividade nos mercados de capitais e menor apetite por risco dos bancos.

A principal escolha do Banco Safra entre as seguradoras é a ação da Porto (PSSA3). Atualmente a empresa mostra alavancas operacionais mais sólidas para manter ou até melhorar a lucratividade no futuro, seguida pela BB Seguridade (BBSE3), que continua interessante, embora as ações tenham subido cerca de 15% desde nossa última atualização.

Por fim, o Safra também classifica a Caixa Seguridade (CXSE3) como Compra e a vê como uma oportunidade interessante de carrego (rendimento de dividendos de 9%, com crescimento de LPA de +16% em 2025E), com previsibilidade de lucros mais segura.

Novas premissas de avaliação das seguradoras

Considerando o novo cenário macroeconômico, agora o Safra está usando uma taxa livre de risco de 11%, com 5% de prêmio de risco de mercado (ERP) e 6% de taxa de crescimento terminal (g), e os respectivos betas: 0,85x para BBSE (15,3% Ke), 0,80x para CXSE (15% Ke) e 0,95x para Porto (15,8% Ke).


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra