close

ANÁLISE

logo safra

ITUB4

-

Tenda eleva lucros e reduz endividamento

Tenda avança no processo de recuperação, ao mesmo tempo em que acelera o seu a redução do endividamento, dadas as melhores perspectivas de lucros


A construtora Tenda (TEND3) analisou os principais pilares da recuperação da Tenda, incluindo melhorias na rentabilidade e eficiência de custos, ao mesmo tempo que divulgou sua orientação oficial para 2025.

A apresentação foi feita durante o Investor Day da Tenda promovido pela alta administração da empresa, representada por Rodrigo Osmo (CEO), Luiz Maurício Garcia (CFO), Renan Sanches (COO), Luiz Martini (COO da Alea) e Daniela Ferrari (Diretor Institucional).

Os destaques da Tenda, segundo a análise do Banco Safra:

A Tenda informou ter concluído o turnaround. A estratégia da empresa para implementar sua recuperação ao longo do ano baseou-se em três pilares principais:

  • (i) manter sua meta de taxa de velocidade de vendas de 25% a 30% para aumentar a rotatividade de ativos;
  • (ii) reduzir a exposição de caixa pré-lançamento do banco de terrenos (~90% dos terrenos adquiridos desde 2023 iniciam o pagamento após o lançamento do empreendimento); e
  • (iii) melhorar os níveis de rentabilidade.

A margem bruta da empresa com novas vendas, excluindo empréstimos quirografários pós-chave (“pro soluto”), já superou sua meta inicial de 28%, atingindo 30,5% no 3T24 (de 23% no 1T23).

A empresa também reduziu o volume de pós-chave “pro soluto” para 10% dos preços de venda (ante 14% no 1T23).

Como resultado, a Tenda já melhorou seu ROIC dos últimos 12 meses para 26% e espera atingir 40% em 2025, uma melhoria significativa em relação aos 30% almejados no Dia do Investidor anterior.

Inflação da construção

O recente aumento no índice de inflação da construção (INCC) levantou alguns sinais de alerta, mas a administração observou que a melhoria nos sistemas internos da Tenda ajudou a empresa a obter eficiência de custos.

Desde 2023, a empresa registra inflação acumulada de mão de obra e materiais de 12,2% e 1,5%, respectivamente, bem abaixo da inflação
de 15,1% e 5,6% do INCC.

Mesmo assim, para se proteger melhor de outro período inflacionário, a empresa já aumentou a estimativa de inflação embutida nos orçamentos para 10% (INCC de 7% + margem de segurança de 3%).

Alea – A administração destacou que a Alea já reduziu os custos em 22 pontos percentuais VS. sua meta de 27 pontos percentuais, com os 5 pontos percentuais restantes a serem alcançados por meio da industrialização e ganhos de escala. A subsidiária está construindo atualmente 10 unidades/dia na fábrica e prevê atingir 21 unidades construídas/dia até o final de 2025. Como resultado, a margem bruta de novas vendas deve melhorar dos atuais 13% para 26% –29%. no final de 2025. Em outros lugares, a empresa também desenvolveu um produto premium de 57 m² (vs. 43 m²), que deve ser lançado no 1T25. A empresa acredita que o produto tem um mercado robusto e endereçável (31 mil unidades/ano em 21 cidades somente no interior de São Paulo) e poderia ser lançado com um ganho de preço de aproximadamente 30%, potencialmente levando a um aumento de 5 pontos percentuais na margem bruta.

Avaliação do Safra sobre a Tenda

A Tenda parece mais perto do que nunca de implementar com sucesso a sua recuperação completa, ao mesmo tempo que acelera o seu processo de desalavancagem, dadas as melhores perspectivas de lucros, segundo o Safra.

Os especialistas do Safra esperam que a Tenda alcance um sólido ROE de 34% em 2025, enquanto vemos suas ações sendo negociadas a um atraente P/L de 4,2x em 2025. Também vale a pena notar que o acordo da Alea avalia a participação da Tenda na empresa (~86%) em ~60% de seu valor de mercado, implicando uma avaliação P/L “implícita” de 1,7x 2025 para seu segmento principal, considerando o ponto médio do guidance de resultados da empresa (R$ 370 milhões).


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra