A Vibra anunciou a antecipação do exercício de sua opção de aquisição de 50% da Comerc Energia por R$ 3,52 bilhões, o que é apenas 3% maior do que valuation estabelecido pelo Banco Safra para o negócio.
O Safra vê a transação positivamente, pois o valuation nos parece justo, elimina o risco dos atuais sócios da Comerc exercerem sua opção de venda no período de 2026 a 2028, o que poderia restringir a estratégia de alocação de capital da Vibra, e traz a possibilidade de capturar sinergias que a administração estima em R$ 1,4 bilhão em VPL, equivalente a cerca de 5% do atual valor de mercado da Vibra.
O Safra reconhece, no entanto, que a maior alavancagem pode impactar as expectativas de uma maior distribuição de dividendos no curto prazo, mesmo que a administração tenha declarado que não deve haver mudanças na definição do pagamento de dividendos para 2024.
A aquisição será financiada por uma combinação de caixa, linhas de crédito de curto prazo e extensão do financiamento bancário existente ou atual. A transação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2025.