O Banco Safra atualizou as estimativas para a WEG (WEGE3) e introduziu novo preço alvo de 12 meses de R$ 64,10 por ação (de R$ 42,70/ação), o que implica uma valorização potencial de 19,3%, o que leva o banco a manter classificação neutra nas ações da empresa.
O Safra revisou o modelo de avaliação, incorporando os mais recentes resultados trimestrais da empresa, estimativas macroeconômicas atualizadas, custo do capital (WACC) e novos pressupostos para a operação futura da empresa.
Com base em na nova previsão, a WEG está atualmente sendo negociada em 30,6x P/L para 2025, em linha com sua média de cinco anos múltiplo de 30,7x, 242% acima de seus pares domésticos e 25% acima de seus pares globais.
O Banco Safra destaca que vê oportunidades de crescimento atraentes para o segmento de Transmissão e Distribuição (T&D) da WEG. A empresa pode se beneficiar de fatores como:
- (i) aumento da demanda de energia impulsionada pelo reforço da rede (aumento da demanda per capita, mais renováveis e requisitos de qualidade mais elevados), crescimento dos data centers e eletrificação de setores com uso intensivo de energia, como o transporte;
- (ii) Forte demanda no mercado de transformadores dos EUA, alimentada pelas necessidades de modernização da rede elétrica e aumento do consumo de eletricidade.
Além disso, o Safra também vê as tendências recentes – incluindo a crescente adoção de IA e o crescimento do mercado de sistemas de armazenamento de energia (BESS) (adicionando confiabilidade à produção renovável) como possíveis avenidas de crescimento para os produtos da WEG.
No segmento de Equipamentos Elétricos e Automação Industrial (EEI) da WEG, o ciclo de investimento das empresas com a qual a receita da WEG está correlacionada sinaliza uma perspectiva favorável.
Além disso, a integração da Marathon fortalece o portfólio da WEG em termos de produtos e geografia. Desde a aquisição, a participação da WEG no mercado cresceu de 11,5% para 15%, e sua participação no alternador, de 1,1% para 9,1%, posicionando a WEG como o terceiro maior player neste segmento.
O Safra também vê espaço para melhoria da margem em Marathon, que deve convergir para os níveis da WEG dentro de 3 a 5 anos,
impulsionada por sinergias e oportunidades de integração vertical.
Weg: motivo para a recomendação neutra
Apesar de reconhecer todos os fatores positivos, o Banco Safra acredita que grande parte do crescimento esperado já está refletido no preço atual das ações da WEG: as ações subiram 48% desde o início do ano e estão atualmente sendo negociadas em 30,6x 2025 P/L, em linha com sua média de cinco anos múltiplo de 30,7x.
Os principais riscos que o Safra cita na tese de investimento da WEG são:
- (i) dificuldades em sustentar a impressionante taxa de crescimento da empresa nos últimos anos;
- (ii) desaceleração nas economias onde a empresa está mais exposta;
- (iii) dificuldades relacionadas à sua estratégia de crescimento inorgânico;
- (iv) redução dos investimentos na indústria; (v) volatilidade dos preços das commodities.