close

Anel de ouro achado em naufrágio traz símbolo antigo de Jesus

Anel romano foi encontrado no fundo do mar junto com moedas do século III e restos de um casco de navio, perto do antigo porto de Cesareia

anel

A pedra do anel traz a figura de um menino pastor usando uma túnica e com uma ovelha nos ombros | Foto: Divulgação

Um anel de ouro da era romana com um símbolo cristão para Jesus em uma pedra preciosa foi descoberto em um naufrágio próximo ao antigo porto de Cesareia, em Israel

O espesso anel octogonal com uma pedra verde encravada foi apresentado à imprensa por pesquisadores de Israel. A pedra traz desenhada a figura conhecida como Bom Pastor, imagem de um menino pastor usando uma túnica e com uma ovelhas nos ombros.

O anel foi encontrado entre um conjunto de moedas romanas do século III. No mesmo local foram encontradas uma estatueta de águia de bronze, sinos para afastar maus espíritos, peças de cerâmica e uma estatueta romana com máscara cômica, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel em um comunicado.

Uma pedra preciosa vermelha com uma escultura de uma lira também foi encontrada nas águas relativamente rasas, bem como restos de um casco de madeira do navio, disse a autoridade.

Anel e moedas de naufráfio foram encontrados perto de antigo porto

Cesareia foi a capital local do império romano no século III, e seu porto foi um importante centro para a economia de Roma, de acordo com Helena Sokolov, curadora do departamento de moedas da AIA que pesquisou o anel do Bom Pastor.

Ruínas do porto próximo ao local onde o anel foi encontrado em um naufrágio | Foto: Getty Images

Sokolov disse que, embora a imagem exista no simbolismo cristão primitivo, representando Jesus como um pastor carinhoso, cuidando de seu rebanho e guiando os necessitados, a imagem gravada em um anel é uma raridade.

“O anel é de um período em que o cristianismo estava surgindo, crescendo e se desenvolvendo, especialmente em cidades mistas como Cesareia”, disse ela à imprensa. Pelo tamanho, o anel pode ter pertencido a uma mulher, disse a pesquisadora.

Pelo tamanho, anel com imagem do menino pastor teria pertencido a uma mulher | Foto: Getty Images

Segundo ela, o império romano era relativamente tolerante a novas formas de adoração, incluindo em torno de Jesus, tornando razoável para um cidadão rico do império usar um anel com o símbolo cristão.

Comunicado da autoridade de Antiguidades de Israel sobre a descoberta

Um levantamento de arqueologia marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel ao largo da costa de Cesareia recuperou o tesouro de dois naufrágios antigos. O tesouro consiste em centenas de moedas, anéis de prata e ouro, pedras preciosas raras, estatuetas, sinos e restos dos naufrágios.

Moedas localizadas em restos de naufrágio | Foto: Divulgação

Os achados revelam a história de dois navios que afundaram em diferentes períodos de tempo com todas as mãos a bordo, aparentemente enquanto tentavam manobrar os navios para o porto.

Uma série de artefatos fascinantes dos naufrágios de dois navios que fundaram ao largo da costa de Cesareia nos períodos romano e mameluco (cerca de 1700 e 600 anos atrás) foram descobertos nos últimos meses perto de Cesareia, durante um levantamento subaquático canalizado pela Unidade de Arqueologia Marinha do Autoridade de Antiguidades de Israel.

As cargas dos navios e os restos dos seus cascos naufragados foram encontrados espalhados em águas rasas a uma profundidade de cerca de 4 metros, espalhados pelo fundo do mar.

De acordo com a Unidade de Arqueologia Marinha, “Os navios provavelmente estavam ancorados nas proximidades e foram destruídos por uma tempestade. Eles podem ter estado ancorados ao largo da costa depois de entrarem em dificuldades, ou temerem um tempo tempestuoso porque os marinheiros sabem bem que amarrar em águas rasas e abertas fora de um porto é perigoso e propenso a desastres”.

O tesouro marinho inclui:

  • Centenas de moedas romanas de prata e bronze de meados do século III d.C. e um grande tesouro de moedas de prata do período mameluco (século XIV)
  • Cerca de 560 moedas, incluindo uma grande quantidade de fita menor cortada como pedaços).
  • Uma estatueta de bronze em forma de águia simbolizando o domínio romano.
  • Uma estatueta de um pantomimo romano com uma máscara cómica.
  • Numerosos sinos de bronze (usados para afastar os maus espíritos).
  • Recipientes de cerâmica.
  • Vários itens metálicos do casco de um navio de madeira incluindo: dezenas de grandes pregos de bronze, tubos de chumbo de uma bomba de porão e uma grande âncora de ferro quebrada em pedaços – atestando a força que resistiu até finalmente se partir, provavelmente numa tempestade.
Sinos que seriam usados no navio para espantar os maus espíritos | Foto: Divulgação

Os restos subaquáticos incluem objetos pessoais raros das vítimas naufragadas. Entre estes havia uma bela pedra preciosa vermelha para se colocar em um anel ‘gemma’; a escultura da pedra preciosa mostra uma lira.

Na tradição judaica, é chamado de Kinor David (“Harpa de David”). Outra descoberta requintada e rara é um conjunto de anéis de ouro octogonal grosso com uma pedra preciosa verde esculpida com a figura de um jovem pastor vestido com uma túnica e carregando um carneiro ou uma ovelha nos ombros.

A imagem do ‘Bom Pastor’, é uma das primeiras e mais antigas imagens usadas no cristianismo para simbolizar Jesus; representa Jesus como pastor compassivo da humanidade, estendendo sua benevolência ao seu rebanho de fiéis e toda a humanidade.

Este anel de ouro único com a figura do ‘Bom Pastor’ dá-nos, possivelmente, uma indicação de que o seu dono era um cristão primitivo.O anel foi descoberto perto do porto de Cesareia, um local de grande significado na tradição cristã.

Cesareia foi um dos primeiros centros do cristianismo e abrigou uma das primeiras comunidades cristãs. As fotos são de Yaniv Berman e Dafna Gazit, da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Lira esculpida em pedra preciosa vermelha | Foto: Getty Images

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra