close

Antes de passear no espaço, consertem o planeta, diz príncipe William

Monarca alertou ainda sobre o alto custo de carbono das viagens espaciais turísticas promovidas por magnatas como Jeff Bezos

Viagem espacial

O príncipe criticou viagens de turismo espacial como a da véspera, do ator  William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek | Foto: Divulgação

O príncipe William, duque de Cambridge e segundo monarca na linha de sucessão ao trono britânico, disse em entrevista à BBC que empreendedores bilionários deveriam se concentrar em achar soluções para salvar a Terra, em vez de se dedicar ao turismo espacial.

O pronunciamento foi feito um dia depois do passeio do ator  William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek, em voo turístico da Blue Origin de Jeff Bezos. Foi um recado claro aos magnatas que disputam a mídia mundial e o novo mercado de turismo espacial.

Para o monarca, grandes mentes deveriam estar “tentando consertar este planeta, e não tentando encontrar o próximo lugar para se viver”.

Príncipe William falou em ansiedade climática

Ele também alertou sobre o aumento da “ansiedade climática” entre as gerações mais jovens.

As declarações foram dadas em entrevista ao programa Newscast, da BBC de Londres. A pauta era a realização da primeira cerimônia de premiação do Earthshot Prize, láurea lançada pelo príncipe para homenagear pessoas que tentam salvar o planeta. A cerimônia será realizada no final do mês.

Ao comentar sobre a atual corrida espacial e o ímpeto de promover o turismo em foguetes, William afirmou: “Precisamos de alguns dos maiores cérebros e mentes do mundo concentrados em tentar consertar este planeta, não em tentar encontrar o próximo lugar para se viver”.

“Acho que, em última instância, foi isso que me convenceu dessa ideia — é realmente crucial focar neste [planeta], em vez de desistir e ir para o espaço experimentar e pensar em soluções para o futuro.”

Na quarta-feira, 13, o ator William Shatner (o capitão Kirk da série “Jornada nas Estrelas”) se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, aos 90 anos. Ele voou por 10 minutos a bordo da cápsula suborbital da empresa espacial do bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Os empreendedores Richard Branson e Elon Musk também estão construindo suas empresas espaciais.

O príncipe William disse ainda ter “absolutamente nenhum interesse” em voar no espaço, acrescentando que havia uma “questão fundamental” sobre o custo do carbono dos voos espaciais.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra