close

ABAAI e FGV lançam Anuário dos Agentes Autônomos

O papel dos assessores é cada vez mais importante para o crescimento da base de investidores no mercado de capitais

Live dos agentes autônomos

O Anuário de Escritórios de Agentes Autônomos de Investimentos dá transparência e visibilidade ao trabalho de profissionais e escritórios| Foto Reprodução

O papel dos agentes autônomos de investimento foi o centro do webinar realizado nesta segunda-feira, 10, no lançamento do Anuário de Escritórios de Agentes Autônomos de Investimentos ABAAI/FGV.

O debate “O papel dos AAIs na Indústria Brasileira de Investimentos: Hoje e Perspectivas” marcou o lançamento do Anuário da ABAAI, que chega à segunda edição com o apoio do Banco Safra.

Para o lançamento, foi organizado esse evento e convidados Maurício Ceará, diretor do Safra Invest, Francisco Brandt de Carvalho, fundador da Ultrahigh AAI, e Luiz Fernando Salatini, sócio-fundador da A3S Investimentos. O debate foi mediado por Diego Ramiro e Francisco Amarante, superintendente da ABAAI.

Diego Ramiro destacou o apoio do Safra Invest na realização do anuário e também a atuação do banco no desenvolvimento da atuação em parceria com os agentes independentes.

Também participaram da conversa os professores e coordenadores William Eid Jr, Claudia Emiko Yoshinaga e Ricardo Ratner Rochman, do Centro de Estudos de Finanças da Fundação Getúlio Vargas.

“A indústria de investimentos é fundamental também para o crescimento do país, observou Eid, chamando a atenção para a acurácia da FGV no levantamento e organização de dados e informações.

Clique para ver a íntegra do debate do lançamento do anuário.

Agentes autônomos em grandes instituições

Francisco Brant disse que nunca havia imaginado um banco apoiando a atuação dos assessores independentes. Luiz Salatini disse pertencer a uma geração em que agentes vinham de carreiras bancárias e que hoje o perfil profissional se diversifica.

Maurício Ceará falou do “casamento” da publicação com o Safra Invest, que completa o primeiro ano na próxima quarta-feira, dia 12. O Anuário é apoiado pelo Safra desde sua primeira edição.

O diretor do Safra Invest destacou a importância da entrada de profissionais sérios no mercado, como fator encorajador para as grandes instituições.

“Ter ‘gente boa’ deixa as instituições muito mais confortáveis para vincular o nome e bandeira aos escritórios”, disse ele, destacando a sinergia como mais uma ferramenta para entregar um atendimento ‘360 graus’ ao cliente.

“Hoje temos clientes que querem ser atendidos pelo gerente da agência, outros que preferem os agentes autônomos e, também, os que preferem o atendimento 100% digital. Por isso oferecemos as três opções. Para o banco, é importante manter o cliente do jeito que ele queira ser atendido.”

O papel do Anuário da ABAAI

“O anuário produzido pela parceria entre ABAAI e a Fundação Getúlio Vargas dá transparência às atividades dos escritórios de AI’s associados”, destacou Francisco Amarante, um dos idealizadores da publicação.

Segundo a associação, o anuário é uma das maneiras de trazer visibilidade às atividades que eles exercem no ecossistema do mercado de capitais.

Além disso, a publicação cumpre a missão de levar aos investidores informações com a chancela da FGV, um grande selo de qualidade.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra