Anvisa aprova novo pedido de uso da Coronavac
Mais um lote de 4,8 milhões de doses será distribuído no país para uso em caráter emergencial na campanha de vacinação
22/01/2021A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o pedido do Instituto Butantan, para uso emergencial de mais um lote da vacina Coronavac.
O imunizante foi fornecido pela farmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Butantan no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.
O pedido refere-se a um novo lote de 4,8 milhões de doses.
O Butantan fez o pedido um dia depois da aprovação pela Anvisa, no dia 18, também por unanimidade, do uso emergencial para 6 milhões de doses da Coronavac. Esse lote já foi distribuído em todo o país e permitiu o início da vacinação esta semana.
Das 6 milhões de doses, São Paulo encaminhou 4,6 milhões delas ao Ministério da Saúde e segurou 1,4 milhões de doses para a vacinação no estado paulista.
Pelo acordo assinado com a Sinovac, o Instituto Butantan vai receber 46 milhões de doses da vacina até abril.
O governo paulista ainda aguarda a chegada de novas remessas de vacinas e insumos para envase deverão chegar nas próximas semanas, aguardando apenas aval do governo da China para serem liberadas ao Brasil.
Governo abre cadastro para vacinação
O governo paulista criou o site Vacina Já, que pretende agilizar o atendimento nos locais de vacinação. Por meio desse site, todas as pessoas aptas a receber a vacina no estado de São Paulo podem fazer um pré-cadastro.
Nesta primeira etapa de vacinação, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.
Segundo o governo paulista, o pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações.
Quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Até as 21h de ontem, mais de 500 mil pessoas já haviam feito o pré-cadastro para a vacina.