close

Apple volta a ser a marca mais valiosa do mundo

Diversificação de negócios fez a Apple ter um salto de 87% no valor de sua marca e retomar o posto de mais valiosa após cinco anos

Apple é a marca mais valiosa do mundo

Companhia do iPhone presidida por Tim Cook é avaliada em US$ 263,4 bilhões | Foto: Divulgação/Apple

A Apple voltou ao posto de marca mais valiosa do mundo, depois de cinco anos fora do lugar mais alto do pódio.

A companhia liderada por Tim Cook tem a sua marca avaliada em US$ 263,4 bilhões, aproximadamente R$ 1,4 trilhão (cotação de 26 de janeiro).

A avaliação é da consultoria Brand Finance, que ranqueia as 500 marcas mais valiosas do planeta.

No início deste ano, a Apple e a Hyundai anunciaram que negociam um acordo de cooperação para a produção de veículos elétricos autônomos, que dispensam o motorista.

O relatório da Brand Finance aponta que a marca Apple teve um salto de 87% em seu valor em apenas um ano, o que a colocou no posto de marca mais valiosa do mundo.

Por que é a marca mais valiosa

A justificativa para tamanha valorização está na diversificação dos negócios promovida pela empresa do iPhone.

O avanço em serviços por assinatura como o Apple Music, Apple TV+ e o Apple Arcade (games) são exemplos disso.

A Brand Finance lembra que a habilidade da Apple em se reinventar fez com que ela se tornasse a primeira empresa dos Estados Unidos a atingir US$ 1 trilhão (R$ 5,4 trilhões) em valor de mercado, em agosto de 2020.

Gigantes da tecnologia

Mesmo sendo a marca mais valiosa, a Apple não ficou longe de outras gigantes como Amazon e Google.

A companhia de Jeff Bezos viu sua marca crescer 15% em valor e atingir US$ 254,2 bilhões (quase R$ 1,4 trilhão), em 2020.

Segundo a Brand Finance, a Amazon acabou sendo favorecida pela expansão do comércio eletrônico, na esteira da pandemia de covid-19.

O relatório destaca que a empresa comprou recentemente 11 aviões de passageiros da North American Airlines para reforçar a operação logística.

Companhia do buscador mais popular do mundo, a Google fecha o pódio das marcas mais valiosas, avaliada em US$ 191,2 bilhões (pouco mais de R$ 1 trilhão).

O crescimento do valor da marca da Google foi pequeno, de apenas 1%. A companhia também perdeu uma posição em relação ao ranking anterior.

Marcas mais valiosas do mundo – ranking

  1. Apple (tecnologia) – US$ 263,4 bilhões
  2. Amazon (tecnologia) – US$ 254,2 bilhões
  3. Google (tecnologia) – US$ 191,2 bilhões
  4. Microsoft (tecnologia) – US$ 140,4 bilhões
  5. Samsung (tecnologia) – US$ 102,6 bilhões
  6. Walmart (varejo) – US$ 93,1 bilhões
  7. Facebook (tecnologia) – US$ 81,4 bilhões
  8. ICBC – Industrial and Commercial Bank of China (mercado financeiro) – US$ 72,7 bilhões
  9. Verizon (telecomunicações) – US$ 68,8 bilhões
  10. WeChat (tecnologia) – US$ 67,9 bilhões

O estudo com o ranking completo das marcas mais valiosas do mundo em 2021 pode ser baixado gratuitamente pelo site da Brand Finance.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra