Arrecadação federal será conhecida nesta segunda
Após decisões de política monetária, atenções se voltam para a arrecadação federal e a inflação. Confira os eventos da semana
21/03/2021Após as decisões de política monetária na última semana, desta vez a agenda semanal tem como destaque as sinalizações para a inflação, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Também serão divulgados números sobre arrecadação federal brasileira de fevereiro, contas externas e novas sinalizações na economia americana.
Veja, abaixo, os principais eventos econômicos dos próximos dias:
Agenda semanal – 22 a 26 de março
Segunda-feira: Federal Reserve
Às 10h, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano, participará de um evento do Banco de Compensações Internacionais, ou BIS, na sigla em inglês.
O presidente do BC americano irá falar em um painel sobre como os bancos centrais podem inovar na era digital, mas as atenções se voltarão para possíveis declarações sobre a economia americana.
Antes disso, às 8h25, o Banco Central irá divulgar o Relatório Focus, pesquisa semanal com agentes econômicos sobre indicadores como câmbio, inflação, juros, e PIB.
Sem horário definido, também é aguardado para a segunda-feira números da Receita Federal sobre a arrecadação federal de fevereiro.
Terça-feira: IPC-S
Às 8h, a FGV revela o IPC-S, em mais uma sinalização semanal sobre a inflação no país.
Às 11h, as atenções se voltam para os Estados Unidos, com o índice de manufatura de Richmond para março, em uma sinalização sobre a situação atual da indústria americana.
Quarta-feira: sem destaques
Quinta-feira: inflação no Brasil
Às 8h, o Banco Central divulga seu Relatório Trimestral de Inflação. Esse é um momento no qual a autoridade monetária costuma atualizar diversas de suas projeções para a economia.
Em seguida, às 9h, o IBGE revela o IPCA-15 de março. Projetamos alta de 0,92% na comparação com fevereiro e alta de 5,51% em 12 meses.
Sem horário definido, também está programado para o dia a divulgação de números do Tesouro Nacional sobre a dívida pública em fevereiro.
Nos Estados Unidos, às 9h30, iremos acompanhar a terceira leitura para o PIB do quarto trimestre. O consenso do mercado não espera alterações sobre a leitura anterior, de crescimento de 4,1% em base anualizada.
Sexta-feira: inflação nos Estados Unidos
Às 9h30, iremos conhecer o núcleo do PCE para fevereiro. Esta é a medida utilizada pelo banco central americano para acompanhar a inflação no país. O consenso do mercado espera que a inflação continue em 1,5% na comparação anual.
Para o índice cheio do PCE, a projeção do consenso de mercado é por uma aceleração de 1,5% em janeiro para 1,6% em fevereiro.
Às 11h, a Universidade de Michigan divulga a confiança do consumidor americano em março. O consenso de mercado prevê avanço de 83,0 pontos em fevereiro para 83,6 pontos neste mês.
No Brasil, o Banco Central publica, às 9h30, números sobre conta corrente e investimento direto no país em fevereiro.
A projeção do Banco Safra para a conta corrente é por um déficit de US$ 1,8 bilhão, e para o investimento direto no país é estimado um resultado positivo de US$ 6,0 bilhões.