close

Ações de petróleo, shoppings e setor financeiro lideram oportunidades

Ações de empresas de petróleo, shoppings e bancos apresentam boas oportunidades após excelente desempenho nos primeiros três meses de 2022

oportunidades em ações

Empresas ligadas ao petróleo tiveram suas receitas impulsionadas pela expressiva valorização da commodities

A temporada de resultados do primeiro trimestre de 2022 terminou e, apesar das incertezas oriundas da inflação e da curva de juros, interessantes oportunidades apareceram junto com as divulgações. Gostaríamos de apresentar três setores que divulgaram excelentes números e possuem boas perspectivas para os próximos meses.

O principal destaque ficou para as empresas ligadas ao petróleo, que tiveram suas receitas impulsionadas pela expressiva valorização da commodities, principalmente após o início dos conflitos no Leste Europeu. Acreditamos que a melhor forma de aproveitar esse momento é através da compra de Petrobras (PETR4). Apesar da alta recente, o mercado ainda penaliza muito a estatal por sua ligação política, fazendo com que o papel seja negociado abaixo do seu valor justo. Se por um lado temos uma empresa sólida, com uma forte geração de receita e bons dividendos, os riscos políticos em ano eleitoral preocupam os investidores.

Saiba mais

A melhor forma de entrar no papel, então, seria através da operação estruturada Collar Kin, que ofereceria 100% de proteção contra intervenções políticas e daria a oportunidade de participar de uma eventual valorização do ativo no ano.

Outro ramo que divulgou números surpreendentes foi o de shoppings. A revogação do uso de máscaras parece ter surtido efeito na confiança das pessoas, que saíram às ruas, lotaram os shoppings e voltaram a consumir presencialmente. Toda essa dinâmica fica clara ao analisarmos os números divulgados por essas empresas. Receita crescente, vacância em queda e um futuro, enfim, mais promissor. Nossa recomendação para o setor fica para Iguatemi (IGTI11), que além de se beneficiar da reabertura, deve sofrer menos com a inflação e desaceleração econômica, pois está inserida em um mercado de alta renda. Devido sua alta volatilidade, a melhor forma de entrada seria com a Collar Kin ou estratégias de renda.

Oportunidades de investimentos no setor financeiro

Para finalizar a safra de resultados, não poderíamos deixar de falar dos grandes bancos, que divulgaram resultados consistentes. Apesar de uma leve piora na qualidade do crédito, que aumentou o provisionamento, vimos receitas robustas e muita solidez. Nossa preferência no setor fica para Banco do Brasil (BBAS3).

Além do bom momento de resultados, sustentado pela combinação de crescimento de carteira de crédito, inadimplência sob controle e melhora de algumas linhas de resultado como a contribuição vinda do fundo de pensão e resultados de subsidiarias como BB Seguridade, vemos que o ativo negocia atualmente em níveis bastante atrativos a um P/L22e de 4,1x contra uma média de 5 anos de 6.7x.

O gráfico abaixo mostra a relação P/Book histórica do papel. Acreditamos que na hipótese da vitória de um candidato “market friendly” nas próximas eleições, esse indicador pode facilmente voltar para 1, o que levaria a uma forte valorização do papel.

Vale ressaltar que o momento de curto prazo ainda é complicado e incerto. Os mercados não sabem muito bem como digerir a inflação cada vez mais alta e as projeções mudam a cada nova divulgação. Nesse cenário, recomendamos que o investidor seja cauteloso, aproveite os indicadores técnicos e procure alocações com proteções.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra