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Assaí estreia na B3 com valorização de 386%

Rede, que faz parte do Grupo Pão de Açúcar, teve seu valor multiplicado por cinco ao estrear na bolsa de valores paulista

assaí

Separados, os negócios do Assaí de Grupo Pão de Açúcar passaram a valer mais do que combinados, na estreia das ações na B3 | Foto: AE

A rede de atacarejo Assaí fez uma estreia auspiciosa na B3, a Bolsa paulista: a ação da empresa valorizou 385,73%, fechando o dia a R$ 71,40 – multiplicando por cinco seu valor ao longo do pregão, cujo valor inicial era de R$ 14,70.

A rede, que é parte do Grupo Pão de Açúcar, atraiu a atenção em detrimento da controladora, que caminhou na direção inversa, perdendo quase dois terços de seu valor em um só dia e encerrando a R$ 23,33.

Ação faz parte da carteira Safra Top 10

A valorização do Assaí era esperada pelo Banco Safra. Análise do banco previa que os números das redes de mercados e resultados do Assaí ajudariam a sustentar o preço das ações. A ação do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) está na na lista de ações recomendadas da carteira Safra Top 10 para o mês de março.

Diante da separação do Assaí na Bolsa, os acionistas do GPA receberam ações do atacarejo na mesma proporção de sua participação na controladora.

Os franceses do Casino terão 41,2% do negócio que passou a ser negociado separadamente na B3, ou 268 milhões de ações – a mesma fatia que possuem no conglomerado como um todo.

Analistas dizem que estava previsto que os investidores ajustassem os múltiplos do Assaí neste primeiro pregão. Por outro lado, eles alertaram as operações que permaneceram com o GPA carregam alguns problemas, como o risco de governança e contingências atualmente estimadas em R$ 12,5 bilhões.

Separadas, empresas valem mais

No fim das contas, separados, os negócios passaram a valer mais do que combinados. Na sexta-feira, a ação do GPA, ainda com o carregamento positivo do Assaí, era de R$ 84,33. Separados, os dois papéis somam R$ 94,73, considerado o fechamento de ontem – e a perspectiva ainda é de alta, em especial para a rede de atacarejo.

Enquanto o Assaí entra em uma nova fase, Belmiro Gomes, que preside a rede de atacarejo, também enfrenta um desafio: o avanço da companhia nos meios digitais.

A migração para internet já foi feita pelo principal concorrente, o Atacadão, operação da qual Gomes fez parte por 22 anos. Em 2007, ele coordenou o processo de venda da rede para o grupo francês Carrefour.

Desde que chegou ao Assaí, há dez anos, empreendeu forte expansão: hoje, a rede tem 184 unidades, sendo que 19 foram inauguradas em 2020, em meio à pandemia de covid-19.

Assaí prepara entrada no mundo digital

No mundo digital, o Atacadão adquiriu 51% da Cotabest – startup voltada para o atacado – e agora opera vendas digitais de seus produtos e também um marketplace (plataforma que vende produtos de terceiros) para pessoas jurídicas.

Na semana passada, em sua primeira teleconferência com investidores separada do Grupo Pão de Açúcar, o executivo foi questionado da presença inexistente da companhia no mundo online.

Ele afirmou que a empresa deve trazer novidades nesse sentido ainda neste ano. Belmiro Gomes disse que trabalha para “ter alguma coisa no segundo semestre, no terceiro ou no quarto trimestre”. (AE)

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