close

Ata do Copom e dados de emprego serão divulgados no começo da semana

Na terça-feira, 28, serão conhecidos os números de postos de trabalho com carteira assinada criados em agosto

Copom

Além de dados do Banco Central sobre a inflação, semana terá novos números sobre emprego formal | Foto: Getty Images

A semana começa com novos números sobre inflação e emprego. Na segunda, 27, o Relatório Focus confirma o aumento das projeções para a inflação. No dia seguinte, será divulgada pelo Banco Central a Ata do Copom.

A Ata do Copom será apresentado na semana seguinte da prévia recorde do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), 1,14% no mês, a maior elevação mensal desde o início do Plano Real, há 27 anos.

As projeções do mercado para a Selic, por exemplo, vêm aumentando. Na última edição, o documento trazia uma mediana de 8,25% ao ano para o fim de 2021, e 8,50% para o fim de 2022.

No exterior, o governo dos Estados Unidos informa o total de novas encomendas de bens duráveis registradas no país em agosto.

Safra prevê 313 mil novos postos de trabalho

Além disso, está prevista para terça-feira, a apresentação de novos dados de emprego pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. A previsão do Safra é a geração líquida de 313 mil postos de trabalho com carteira assinada em agosto.

No exterior, serão conhecidos números de inflação nos Estados Unidos e na Zona do Euro. Os mercados estarão atentos às declarações de presidentes de bancos centrais no evento anual promovido pelo Banco Central Europeu (BCE). Também será apresentado o levantamento mensal de confiança do consumidor realizado pelo Conference Board nos Estados Unidos.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, é quem abre o fórum anual sobre bancos centrais. O evento reúne, na quarta-feira, lideranças como Andrew Bailey, Haruhiko Kuroda e Jerome Powell, presidentes dos bancos centrais de Inglaterra, Japão e Estados Unidos, respectivamente.

À noite, serão conhecidos números importantes na Ásia. O Japão solta dados de agosto sobre a indústria e o varejo. A China apresenta o PMI industrial de setembro estimado pelo Caixin.

Terceiro trimestre

Na quinta-feira, 30, o BC irá divulgar o seu Relatório de Inflação referente ao 3º trimestre, com detalhes sobre as projeções da instituição.

Destaque para o resultado primário do governo central, que reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central. A previsão do mercado é de déficit em agosto.

Também no último dia do mês serão revelados os dados da Pnad Contínua. O Safra espera que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho caia para 14,0%.

De fora será apresentada a taxa de desemprego verificada na Zona do Euro em agosto. Também saem as novas estimativas do PIB do Reino Unido e dos Estados Unidos no 2º trimestre de 2021 e os dados semanais de seguro-desemprego nos EUA.

A semana será encerrada com a repercussão do mercado repercute o PMI industrial da Markit para economias ao redor do mundo, inclusive do Brasil em setembro. Nos Estados Unidos, isso se soma ao PMI industrial calculado pelo ISM.

Nos Estados Unidos, será informada, também na sexta, a variação do PCE em agosto. O índice é o preferido pelo Fed para avaliar o comportamento dos preços. O Safra estima desaceleração para 0,3%, com 4,1% em 12 meses. Além disso, sai a prévia da inflação na Zona do Euro observada em setembro.

No Brasil, será informado o resultado da balança comercial verificado no mês de setembro.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra