close

Áustria estende lockdown a todos os cidadãos e quer vacinação obrigatória

Taxa de vacinação contra a covid-19 é de 65%, uma das menores da Europa. Exigência para se vacinar começará em fevereiro

Paisagem de boulevard no centro de Viena, capital da Áustria, onde haverá lockdown

Lockdown valerá ao menos por dez dias e será mantido no máximo por 20 dias, segundo a imprensa local | Foto: Getty Images

Ao tentar controlar a crescente alta nos casos da covid-19, o governo da Áustria informou nesta sexta-feira, 19, que estenderá um lockdown que era apenas para as pessoas não vacinadas para toda a população, a partir da segunda-feira, 22.

A medida valerá ao menos por dez dias e será mantida no máximo por 20 dias, segundo a imprensa local.

O chanceler austríaco, Alexander Schallenberg, também disse que haverá uma “exigência” de ser vacinado a partir de 1º de fevereiro.

Muitos países europeus, entre eles a Alemanha, enfrentam alta nos casos da doença, com a taxa de vacinação da Áustria em 65%, uma das menores da Europa.

“O percentual de vacinação é vergonhosamente baixo e sem aumentá-lo não conseguiremos sair desse círculo vicioso (da pandemia)”, afirmou o chanceler na última semana ao anunciar o lockdown a não vacinados na Áustria.

Na ocasião, os não vacinados só poderiam sair de casa para atividades básicas, como trabalhar, fazer compras no mercado ou se vacinar.

Foram anunciadas ainda multas que vão de 500 euros para pessoas que descumprirem as medidas até 3,6 mil euros para estabelecimentos. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra