B3 oferece empréstimo de cotas de ETF de renda fixa
Produto reflete carteiras teóricas que são majoritariamente compostas por títulos públicos ou privados. Veja como funciona
22/11/2021A B3 (B3SA3), bolsa de valores brasileira, começou a oferecer nesta segunda-feira, 22, um novo serviço de empréstimo de cotas de Exchange Traded Fund (ETF) de renda fixa.
Os ETFs são ativos que refletem em determinados índices e tem negociações feitas na bolsa de valores.
Saiba mais
- O que são e como investir em fundos de índices ETFs
- ETF do Safra marca estreia no mercado de fundos negociados na B3
- As vantagens de investir em ETFs com a Safra Corretora
Incluído no universo da renda variável, o ETF de renda fixa busca espelhar a rentabilidade de carteiras teóricas que são compostas, majoritariamente, por títulos públicos ou títulos privados.
De acordo com a B3, os empréstimos funcionarão como ocorre com qualquer outro ativo negociado em bolsa com a opção disponível.
A dinâmica envolve obrigatoriamente o intermédio de uma corretora e deve ter dois investidores: o doador (interessado em emprestar) e o tomador (interessado em alugar).
Durante a vigência do contrato, a B3 transfere temporariamente os ativos do investidor doador para o tomador, que deverá pagar ao doador uma remuneração previamente acordada, de acordo com o prazo contratado.
No empréstimo de ativos, a B3 atua como contraparte central da operação.
“Com esse lançamento queremos desenvolver o mercado de ETF de renda fixa e ampliar o número de estratégias com o produto. No último ano, o patrimônio líquido sob gestão desses ETFs cresceu 10%, chegando a aproximadamente R$ 4,7 bilhões, com um volume médio diário de negócios de R$ 8 milhões", diz Marcos Skistymas, superintendente de produtos de juros, moedas e equities da B3.
Segundo Skistymas, o lançamento da operação de empréstimo de ETF de renda fixa vai possibilitar novas "estratégias de venda, hedge e arbitragem, além de auxiliar os Formadores de Mercado a proverem liquidez”.