close

B3 oferece empréstimo de cotas de ETF de renda fixa

Produto reflete carteiras teóricas que são majoritariamente compostas por títulos públicos ou privados. Veja como funciona

Telão de ativos financeiros da B3 com logo da empresa, onde há informações de ETF de renda fixa

Operação envolve dois investidores e tem intermédio de uma corretora, com a B3 atuando como contraparte | Foto: Divulgação/B3

A B3 (B3SA3), bolsa de valores brasileira, começou a oferecer nesta segunda-feira, 22, um novo serviço de empréstimo de cotas de Exchange Traded Fund (ETF) de renda fixa.

Os ETFs são ativos que refletem em determinados índices e tem negociações feitas na bolsa de valores.

Saiba mais

Incluído no universo da renda variável, o ETF de renda fixa busca espelhar a rentabilidade de carteiras teóricas que são compostas, majoritariamente, por títulos públicos ou títulos privados.

De acordo com a B3, os empréstimos funcionarão como ocorre com qualquer outro ativo negociado em bolsa com a opção disponível.

A dinâmica envolve obrigatoriamente o intermédio de uma corretora e deve ter dois investidores: o doador (interessado em emprestar) e o tomador (interessado em alugar).

Durante a vigência do contrato, a B3 transfere temporariamente os ativos do investidor doador para o tomador, que deverá pagar ao doador uma remuneração previamente acordada, de acordo com o prazo contratado.

No empréstimo de ativos, a B3 atua como contraparte central da operação.

Abra sua conta

“Com esse lançamento queremos desenvolver o mercado de ETF de renda fixa e ampliar o número de estratégias com o produto. No último ano, o patrimônio líquido sob gestão desses ETFs cresceu 10%, chegando a aproximadamente R$ 4,7 bilhões, com um volume médio diário de negócios de R$ 8 milhões”, diz Marcos Skistymas, superintendente de produtos de juros, moedas e equities da B3.

Segundo Skistymas, o lançamento da operação de empréstimo de ETF de renda fixa vai possibilitar novas “estratégias de venda, hedge e arbitragem, além de auxiliar os Formadores de Mercado a proverem liquidez”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra