B3 lança protocolo digital para listagem de FIIs
Antes feita pessoalmente, entrega de documentos passará a ser feita pelo canal "FundosNet", a partir de 5 de abril
23/03/2021A B3, bolsa de valores brasileira, vai disponibilizar, a partir de 5 de abril, um protocolo eletrônico dentro do FundosNet (acesse aqui) para listagem de ofertas públicas de fundos de investimento imobiliários (FII).
A expectativa da B3 é que o mercado e os gestores dos fundos se adaptem ao novo canal de comunicação até o início de abril.
Até o momento, as entregas de documentos relacionados à listagem de fundos imobiliários vinham sendo feitos fisicamente.
Nos últimos cinco anos, o número de fundos imobiliários listados na B3 praticamente triplicou, saindo de 130 em dezembro de 2016 para 378, em dezembro do ano passado.
O FundosNet é um canal de entrega de documentos e informações periódicas e eventuais de fundos de investimento listados na B3.
Como funciona o FundosNet
Desenvolvido pela Bolsa em convênio com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Além dos FIIs, estão no FundosNet os Fundos de Investimento em Índice de Mercado (ETF e ETF RF); Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA); e Certificados de Recebíveis Imobiliário (CRI).
A inteligência empregada no sistema privilegia a classificação dos documentos em Categorias, Tipos e Espécies, aqui denominadas associações.
Tais associações possibilitam a correta classificação de cada documento a ser enviado, o que facilita o mecanismo de busca por determinado tipo de informação pelo público interessado.
A ideia com esse mecanismo de classificação (associação) é que o acesso às informações e documentos dos Fundos e Certificados, acima qualificados, seja mais ágil e intuitiva, contribuindo para o aumento de interesse por esses veículos de investimento.
O sistema conta com dois grupos de documentos, a saber: Estruturados e Não Estruturados:
- Estruturados: são aqueles cuja confecção decorre de tela padronizada ou formulário pré-definido a ser preenchido seguindo os modelos disponibilizados pela CVM ou B3; por isso, a denominação Estruturados.
- Não Estruturados: são aqueles cuja confecção é de livre criação das instituições administradoras, tais como, editais de convocação, atas de assembleias, fatos relevantes, comunicado ao mercado e prospectos.
Todas as informações no canal de entrega e documentos devem ser inseridas sob a responsabilidade de um 'usuário máster'.
O usuário máster é profissional com cargo de diretor indicado pela instituição administradora/companhia securitizadora como responsável direto por determinado Fundo/Certificado. Dentre suas responsabilidades estão:
- Manter as informações atualizadas nos sistemas de cadastro da CVM;
- Criar perfis e atribuir permissões de acesso aos usuários do FundosNet;
- Responder pelo conteúdo das informações periódicas e eventuais divulgadas.
Conforme a B3, o usuário máster deve tomar alguns cuidados, como:
- Manter seus dados cadastrais (em especial o e-mail) atualizados nos sistemas de cadastro da CVM, sendo de extrema importância para o recebimento de notificações referentes a acesso, cadastro e recuperação de senha de acesso individual ao FundosNet;
- Não compartilhar sua senha individual com terceiros, e utilizar-se das funcionalidades de criação de perfis e atribuição de permissões para delegar apenas acessos específicos para o envio de documentos e informações periódicos ou eventuais. O uso correto do mecanismo de criação de perfis e atribuição de permissões possibilita que a trilha de responsabilidades seja facilmente mapeada;
- Atentar-se para, em caso de desligamento ou troca de função do usuário designado, atualizar imediatamente as permissões a este concedidas; isto é, revogar as permissões anteriormente atribuídas.
Suporte do FundosNet
O suporte relativo à utilização do FundosNet é realizado pela Superintendência de Suporte de Emissores da B3, por meio de telefone e correio eletrônico.
Dias úteis, das 8h30 às 20h, exclusivamente pelo telefone (11) 2565-5064. Após as 20h, exclusivamente por meio do e-mail emissores.fundos@b3.com.br. As demandas recebidas via e-mail serão tratadas a partir das 8h30 do dia útil seguinte.
Por fim, a íntegra do manual oficial do sistema de entrega de documentos FundosNet, administrado pela B3, pode ser lida por este link.