close

Baleias jubarte iniciam espetáculo anual na costa brasileira

Elas chegaram mais cedo e em número maior este ano, e estão sendo vistas em praias de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo

População de baleias vem crescendo com medidas de proteção ambiental nas últimas décadas | Foto: Getty Images

Cerca de 20 mil baleias jubarte migram para a costa brasileira na época da reprodução, de junho a novembro | Foto: Getty Images

Gigantes e acrobáticas, as baleias jubarte já começaram a sua visita anual ao litoral brasileiro. A temporada vai de junho a novembro e este ano elas chegam em um momento em que o turismo já permite excursões de observação.

Nas últimas semanas elas foram vistas em praias do Rio de Janeiro, Niterói, Camboriú, Itajaí, Guarujá e Espírito Santo.

Comuns no Atlântico Sul, elas chegam da Antártica em busca de águas quentes em número cada vez maior e em uma faixa cada vez mais ampla do litoral brasileiro. Biólogos estimam que cerca de 20 mil baleias jubarte migram para reproduzir na costa brasileira.

As jubartes chegam buscam alimentos e locais seguros para a reprodução. Operadoras de turismo oferecem passeios de observação de baleias em praias da Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina principalmente.

Com proteção, número de baleias jubarte cresceu

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, criado em 1996, as ações de preservação da espécie nas últimas décadas favorecem o aumento da população da espécie. No passado, as baleias eram mortas e comercializadas também no Brasil.

Neste final de semana, suas baleias jubarte surpreenderam banhistas em Santos, no litoral de São Paulo. O momento foi registrado por uma empresária que fazia um passeio de lancha.

No último dia 24, três baleias jubartes foram vistas próximo ao Farol da Moela, na altura de Guarujá. No dia 21, uma jubarte deu um show na Baía de Guanabara, com piruetas no ar, sob o olhar de turistas que estavam no calçadão da orla da Zona Sul de Niterói, próximo à Ilha da Boa Viagem e da Praia de Icaraí. A presença de baleias naquela região é incomum.

No dia 19, uma baleia jubarte foi flagrada a poucos metros da costa de Angra dos Reis. Registros feitos por turistas e moradores mostram o animal saltando nas águas da Praia da Biscaia, no bairro Ponta Leste.

Baleia Jubarte
População de baleias vem crescendo com medidas de proteção ambiental nas últimas décadas | Foto: Getty Images

Redes sociais mostram flagrantes em diversas praias

Outras espécies de baleia também migram rumo a Abrolhos, no Nordeste, mas a jubarte é costeira, por isso é mais vista pelos turistas. Nos últimos dias, dezenas de vídeos nas redes sociais mostram as visitantes em diversas praias do Rio, desde a Ilha Grande até Arraial do Cabo.

No dia 24, uma baleia jubarte filhote foi encontrada morta na praia de Ponta Negra, em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi o segundo Esta foi a segunda baleia achada já sem vida nas areias da cidade em menos de uma semana. Na mesma semana outra baleia filhote de cerca de oito toneladas foi encontrada morta na praia em Itaipuaçu.

No início do mês, uma baleia jubarte foi flagrada na praia da Atalaia, em Itajaí, Santa Catarina três, pelo menos, foram vistas em Camboriú. Na região, as baleias estão sendo vistas desde maio.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra