BC vê reação da economia e aumento da imunização
Em evento, presidente da autoridade monetária diz projetar crescimento sustentável no Brasil e cita aceleração da vacinação
31/05/2021O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira, 31, que a economia brasileira está reagindo “muito positivamente” e voltou a apresentar expectativa positiva sobre o ritmo de vacinação contra a covid-19.
Embora tenha lembrado da taxa de desemprego elevada e da depreciação cambial, Campos Neto sustentou que o Brasil deve seguir em recuperação.
O executivo citou o apoio dado pelo governo a famílias mais vulneráveis na pandemia, bem como os estímulos fiscais e monetários. “Temos alguns indicadores mostrando alguns números positivos”, afirmou.
A afirmação foi dado durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil.
O fórum é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo federal.
Visão do Banco Central para a vacinação
No evento, o presidente do Banco Central disse que o ritmo de vacinação representa uma das dúvidas sobre a atividade no segundo semestre da economia global, junto com possíveis novas ondas da pandemia.
No entanto, ele frisou que a imunização no Brasil começou a ganhar velocidade. Além disso, ele também vê um crescimento sustentável no Brasil.
Ao lembrar do impacto da crise sanitária na economia global, Campos Neto lembrou que os países sofreram com as restrições de mobilidade.
“As economias tiveram que aprender a sobreviver na pandemia, tiveram que lidar com muitos desafios, como a prática do distanciamento social”, disse. (AE)