Banco Safra recebe Selo de Prevenção a Fraudes
Selo de Prevenção a Fraudes indica que as instituições financeiras adotam as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente seguro para seus clientes
24/10/2024
A certificação visa garantir que as instituições adotem as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente mais seguro para correntistas e investidores | Foto: Getty Images
O Banco Safra recebeu o Selo de Prevenção a Fraudes concedido pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O selo é uma iniciativa do setor financeiro para fortalecer a integridade das operações no Brasil.
Diante do desafio do setor financeiro de combater tentativas cada vez mais complexas de fraudes e golpes digitais, o selo foi criado como uma medida proativa para certificar e reconhecer as instituições financeiras que se destacam no cumprimento de rigorosos requisitos de prevenção, repressão e conscientização sobre atos criminosos dessa natureza.
Saiba mais
- Carteira recomendada Top 10 BDRs: Coca-Cola substitui Procter & Gamble
- Telefônica e Copel entram na Carteira Top 10 ações para dezembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
“A certificação visa garantir que as instituições adotem as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente mais seguro para os consumidores”, afirma Rodrigo Maia, diretor-presidente da CNF, organização responsável pela governança do selo. A avaliação das instituições candidatas é realizada pela consultoria EY (Ernst Young), de forma imparcial e com rigor técnico.
Prevenção a fraudes é prioridade para as instituições financeiras
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, explica que o tema de prevenção a fraudes é uma diretriz prioritária da entidade. “Nossos associados promovem um trabalho ininterrupto no processo de conscientização e esclarecimentos da população, além de investirem anualmente cerca de R$ 4 bilhões em sistemas de segurança da informação para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras cotidianas”.
As tratativas para a definição do Selo de Prevenção a Fraudes começaram em 2023. Além da Febraban, a Zetta – associada à CNF que reúne instituições digitais, e outras instituições financeiras definiram conjuntamente os requisitos necessários para a certificação. A governança do selo ficou sob a liderança da CNF, com o objetivo de expandir sua adoção por outras instituições de pagamento.

