close

Banco Safra recebe Selo de Prevenção a Fraudes

Selo de Prevenção a Fraudes indica que as instituições financeiras adotam as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente seguro para seus clientes

Selo Safra prevenção

A certificação visa garantir que as instituições adotem as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente mais seguro para correntistas e investidores | Foto: Getty Images

O Banco Safra recebeu o Selo de Prevenção a Fraudes concedido pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O selo é uma iniciativa do setor financeiro para fortalecer a integridade das operações no Brasil.

Diante do desafio do setor financeiro de combater tentativas cada vez mais complexas de fraudes e golpes digitais, o selo foi criado como uma medida proativa para certificar e reconhecer as instituições financeiras que se destacam no cumprimento de rigorosos requisitos de prevenção, repressão e conscientização sobre atos criminosos dessa natureza.

Saiba mais

“A certificação visa garantir que as instituições adotem as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente mais seguro para os consumidores”, afirma Rodrigo Maia, diretor-presidente da CNF, organização responsável pela governança do selo. A avaliação das instituições candidatas é realizada pela consultoria EY (Ernst Young), de forma imparcial e com rigor técnico.

Prevenção a fraudes é prioridade para as instituições financeiras

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, explica que o tema de prevenção a fraudes é uma diretriz prioritária da entidade. “Nossos associados promovem um trabalho ininterrupto no processo de conscientização e esclarecimentos da população, além de investirem anualmente cerca de R$ 4 bilhões em sistemas de segurança da informação para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras cotidianas”.

As tratativas para a definição do Selo de Prevenção a Fraudes começaram em 2023. Além da Febraban, a Zetta – associada à CNF que reúne instituições digitais, e outras instituições financeiras definiram conjuntamente os requisitos necessários para a certificação. A governança do selo ficou sob a liderança da CNF, com o objetivo de expandir sua adoção por outras instituições de pagamento.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra