close

Bancos cada vez mais abertos ao público

Com novas tecnologias, os serviços financeiros evoluem rapidamente, ampliando a bancarização e facilitando a vida das pessoas

Bancos

A ampla bancarização vai deixando de ser um sonho de política pública para ser uma vibrante realidade, inclusive no Brasil | Foto: Getty Images

Os serviços financeiros vêm se transformando rapidamente ao redor do mundo, estando cada vez mais voltados para o cliente. Com novas tecnologias, eles têm alcançado novos grupos, com ofertas cada vez mais moldadas às necessidades e desejos das pessoas, conforme seus momentos de vida.  A ampla bancarização vai deixando de ser um sonho de política pública para ser uma vibrante realidade, inclusive no Brasil. 

Mais informações e menores custos têm sido a chave para as mudanças.  Com mais informações, é possível fazer avaliações de risco mais precisas e antecipar as necessidades das pessoas.  O Safrapay, por exemplo, é muito mais do que a máquina do Banco Safra para pagamentos por cartão de crédito.  Ele é uma plataforma de relacionamento, com novos produtos e serviços que ajudam o negócio do cliente a crescer e ser mais robusto. Com ela, fica possível ajudar a gerenciar o caixa da empresa, obter seguros ou crédito para expansão do negócio ou a superação de um momento difícil.

Saiba mais

Esse maior relacionamento, aliado ao comércio eletrônico e novas formas de pagamento digital como o PIX, cria oportunidades para pequenos negócios, democratizando a economia e estimulando o crescimento do país.  Seu impacto será ainda maior quando a inflação cair mais um pouco e a taxa de juros voltar a um dígito, dando mais fluidez ao mercado financeiro e mais prazo para rentabilizar os negócios. Mas, conhecimento do mercado, experiência e tradição no setor financeiro continuam tendo que se juntar à tecnologia para dar confiança ao tomador do empréstimo e trazer sucesso duradouro a esse modelo de negócios. 

Com novas tecnologias, bancos ampliam oferta de serviços

Há também muita inovação na gestão da poupança das pessoas.  O Brasil tem uma indústria de fundos de investimentos das mais corretas e bem estruturadas do mundo. É um ecossistema em que plataformas abertas abrem muitas opções, que funcionam ainda melhor quando o investidor tem a curadoria de uma instituição que o ajuda a escolher as alocações mais adequadas ao seu perfil, como ocorre no Safra.  Com a tecnologia, o investidor de vários tamanhos pode ter uma carteira personalizada com fundos e outros instrumentos, inclusive estruturados para ter um piso de rendimento e acesso a mercados internacionais.

Nesse ambiente de maior agilidade chegou o Open Banking, em que o consumidor autoriza que os seus dados sejam compartilhados entre instituições financeiras e provedores de serviços. Ainda é cedo para saber se essa inovação terá grandes efeitos, especialmente no crédito. No Reino Unido, onde o Open Banking se iniciou há uns cinco anos, a adesão ainda é baixa. Mas, dado o sucesso do PIX, pode ser que no Brasil a possibilidade de se poder ter todos seus investimentos gerenciados por um só aplicativo no celular seja abraçada com entusiasmo.

Temos convicção no Safra que o setor financeiro terá cada vez mais impacto na sociedade e estará mais presente na vida das pessoas, trazendo soluções flexíveis, mas precisas, rápidas e de baixo custo. Por isso o investimento em novas plataformas, um banco sem agências físicas, e produtos focados tem crescido tanto, permitindo o banco entrar em novos segmentos, estimulando a concorrência com ferramentas de vanguarda.  A operação bancária cada vez mais amplia o poder das pessoas no dia a dia, e estimula o PIB a crescer através da concorrência, crédito, inovação, atendimento de qualidade e eficiência.  

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra